Tasso Marcelo/AE
Tasso Marcelo/AE

Morre no Rio o artista Ivens Machado

Escultor, gravador e pintor, ele sofreu um acidente em sua casa na noite de terça-feira

Camila Molina, O Estado de S. Paulo

13 Maio 2015 | 14h04

Morreu na noite desta terça, 12, no Rio, o artista IvensMachado, aos 73 anos. Nascido em Florianópolis (SC), ele caiu de uma escada emsua casa, na Avenida Niemeyer, e não sobreviveu ao acidente. Segundo a GaleriaFortes Vilaça, que estava iniciando negociações para representar comercialmentea obra do escultor, pintor e gravador, o corpo de Ivens Machado será veladonesta quarta, das 14 h às 18 h, no Cemitério da Penitência, bairro do Caju, Rio de Janeiro. A cerimônia decremação ocorrerá na quinta-feira, às 15 h, no mesmo local.



IvensMachado tem uma obra marcada pelo intenso uso de materiais dos mais diversos,como o concreto, pedras, vidro, telhas e madeira. "Não sou arquiteto, mas sempregostei de construir espaços de abrigo", afirmou o artista ao Estado, em 2002,por ocasião de sua retrospectiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo."Uma das minhas buscas é o primitivo", também comentou na época sobrea rusticidade que queria trazer para suas criações. Muitas vezes, ainda, as peças do escultor recebiam cores atravésdo uso de pigmentos.

Oartista, que nasceu em 1942, mudou-se em 1964 para o Rio de Janeiro, onde foialuno de Anna Bella Geiger na Escolinha de Arte do Brasil. O primeiroimportante marco de sua trajetória ocorreu anos depois, em 1973, quando IvensMachado apresentou a instalação Cerimônia em Três Tempos no Museu de ArteModerna do Rio e participou da 12.ª Bienal de São Paulo.    

Conhecido mais amplamente por seu trabalho escultórico, oartista também tem criações no campo da videoarte e realizou, entre as décadasde 1970 e 80, a conhecida série dos Cadernos, de caráter político e na qualMachado desorganizava as pautas de cadernos escolares. "Para aquela época,parti da ideia de que o papel pautado era um tipo de controle, já que aspessoas não podiam escrever livremente", explicou.  

 

Mais conteúdo sobre:
ArtesArtes VisuaisIvens Machado

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.