Mattel
Mattel

Morre Mark Taylor, criador do He-Man

Designer do boneco e das Tartarugas Ninja tinha 80 anos e sofreu insuficiência cardíaca congestiva

Associated Press, O Estado de S. Paulo

26 de dezembro de 2021 | 15h15

Mark Taylor, a o criador de He-Man e das Tartarugas Ninja, morreu na quinta-feira, aos 80 anos, em sua casa no sul da Califórnia, segundo informou sua família à Associated Press. A causa da morte foi insuficiência cardíaca congestiva. He-Man é o personagem principal da linha de brinquedos Masters of the Universe da Mattel, presente em uma série de histórias em quadrinhos e séries animadas. He-Man e seus amigos tentam defender o reino de Eternia e os segredos de Castelo de Grayskull das forças do mal de Esqueleto.

Embora tenha virado um ídolo das crianças por sua força descomunal, um herói em luta permanente contra vilões, He-Man virou ícone entre os membros da comunidades LGBTQ, que viram paralelos entre He-Man e a vida secreta do príncipe Adam, o alter-ego do herói. 

O designer de brinquedos Mark Taylor, explicou que o design original de He-Man foi concebido a partir de esboços enquanto trabalhava para a Mattel, sendo inspirado por homens  Cro-Magnon e vikings. A Mattel vendeu algo em torno de 70 milhões de bonecos da série Master of the Universe quando foram lançados há mais de 40 anos.

O trabalho de Mark Taylor foi objeto de vários documentários. Num festival dedicado a He-Man, em 2015, ele declarou que, se fosse criar um personagem forte como o loiro He-Man nos dias de hoje, certamente criaria uma heroína em vez de um herói. “As mulheres são os heróis de nosso tempo”, justificou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.