PUBLICIDADE

Morre, aos 79 anos, o artista plástico mexicano Francisco Toledo

Natural da cidade de Juchitán, no sul de Oaxaca, Toledo foi um dos artistas mexicanos de maior reconhecimento internacional, com obras exibidas em Nova York, Paris, Londres e Tóquio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CIDADE DO MÉXICO - Morreu, nesta quinta-feira, 5, aos 79 anos, o artista plástico mexicano Francisco Toledo, famoso por seus trabalhos de denúncia social e pelo ativismo em causas relacionadas ao meio ambiente.

FILE - In this March 11, 2004 file photo, Francisco Toledo, one of Mexico's most prominent painters, eats a corn tortilla in the city center of Oaxaca, Mexico, to protest the presence of genetically modified corn in the Mexican wild. The family of Toledo has announced on Thursday, September 5, 2019, the he has died. (AP Photo/Marco Ugarte, File) Foto:

"A arte está de luto. Mestre Francisco Toledo, um grande pintor e extraordinário promotor cultural, um verdadeiro defensor da natureza, costumes e tradições de nosso povo, morreu. Descanse em paz", escreveu o presidente mexicano Andrés Manuel López em sua conta do Twitter.

PUBLICIDADE

Natural da cidade de Juchitán, no sul de Oaxaca, Toledo foi um dos artistas mexicanos de maior reconhecimento internacional, com obras exibidas em Nova York, Paris, Londres e Tóquio.

"Não sou cartomante, mas acredito que a realidade deste país não muda ... A realidade do país é cada vez mais dramática", disse o artista à AFP em agosto de 2017, quando questionado sobre os horrores de a violência criminal que atinge o México e que se reflete em muitas de suas obras.

O Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura do México (INBAL) recordou especialmente seu caráter "apaixonado" e a "ética contestatária exemplar" do artista. "Condolências a sua família, amigos e a toda comunidade artística", escreveu o INBAL nas redes sociais. AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.