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Grandes mestres marcam presença em Veneza

Cineastas como Claude Chabrol, Ken Loach e Éric Rohmer estréiam trabalhos recentes na mostra

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

In the Valley os Elah, de Paul Haggis, deveria ter sido colocado no mesmo programa de Redacted, de Brian de Palma, pelo menos por uma questão de proximidade temática. Com linguagens e propósitos diferentes, os dois filmes tratam do mesmo assunto, os efeitos deletérios da invasão do Iraque sobre os EUA. Em In the Valley, Tommy Lee Jones faz o pai de um soldado, recém-chegado do Iraque que desaparece. Ele procura pelo filho, à maneira de uma trama policial, auxiliado por uma detetive interpretada por Charlize Theron. Acaba descobrindo coisas que talvez não quisesse e o fazem mudar a concepção que tem de próprio país e do patriotismo. Um belo e intenso filme, do mesmo diretor de Crash, que ganhou o Oscar no ano em que todos esperavam pela vitória de O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee. Claro que há profundas diferenças de linguagem entre os dois e estas produzem resultados diferentes. In the Valley, em que pese a magistral atuação de Tommy Lee Jones (cada vez melhor), é um filme em que os recursos de roteiro produzem certa atenuação daquilo que analisa. Nenhum momento de refresco como esse é tolerado no filme de Brian de Palma, até agora o mais impressionante e rigoroso apresentado neste festival. Não por acaso, lidera a bolsa de apostas dos críticos para o Leão de Ouro. Ambos em plena forma. Também Julio Bressane estreou bem, com Cleópatra. Num filme a seu estilo, não narrativo, cheio de simbologia. Com Alessandra Negrini como a rainha do Egito e Miguel Falabella e Bruno Garcia os romanos Julio César e Marco Antonio, Cleópatra foi bem recebido pelo público que lotava meia casa da maior sala do festival, a PalaLido, com mais de mil lugares. Foi bastante aplaudido no fim.

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