Exposição Van Gogh Live 8K no Rio projeta obras do artista com resolução nunca vista

Mostra dá ao visitante impressão de estar diante de traços feitos pelo próprio pincel

PUBLICIDADE

Foto do author Marcio Dolzan
Por Marcio Dolzan
Atualização:

RIO DE JANEIRO - Exposições imersivas de grandes artistas se tornaram uma verdadeira febre nos últimos anos, levando centenas de milhares de pessoas a ver obras consagradas há décadas com outra perspectiva - com enredo, com trilha sonora e, sobretudo, com movimento. Nesta quinta, 28, o Rio de Janeiro faz a estreia mundial de um modelo que promete ser ainda mais impactante: Van Gogh Live 8K irá projetar obras do artista com uma resolução nunca antes vista, capaz de dar ao visitante a impressão de estar diante dos traços feitos de próprio pincel. E tudo isso narrado pela voz de Fernanda Montenegro.

Projeções da exposição 'Van Gogh Live 8k', no Rio de Janeiro, que inaugura nesta quinta-feira, 28. Foto: Gabriel Sayão

PUBLICIDADE

Van Gogh Live 8K é uma nova versão de tudo o que já foi feito no mundo. Beyond Van Gogh, que a gente fez recentemente em São Paulo, chegava a um nível HD de resolução e de qualidade de imagem. O Rio pulou o 4K e foi para 8K”, explica Rafael Reisman, produtor da Blast Entertainment, responsável pela exposição.

Instalada no estacionamento do Barra Shopping, na zona oeste do Rio, a exposição é dividida em nove espaços e ocupa uma área de 2,8 mil metros quadrados - desses, 1,5 mil são somente de área de projeção. A visitação mais “simples” dura cerca de uma hora, mas aos finais de semana é possível adquirir pacotes que incluem apresentações teatrais ou aulas de dança e ioga.

Independente da escolha, são as projeções em altíssima definição que chamam a atenção. “Você entende as pinceladas muito próximo, como Van Gogh realizou suas obras. Nessa dimensão, é bem mais impactante. Essa versão é a mais nova no mundo em termos de resolução e qualidade”, diz Reisman. “A estreia mundial é aqui no Rio de Janeiro. É a primeira cidade a receber Van Gogh Live 8K. Daqui ela vai para a África do Sul, Europa e Estados Unidos.”

Outra atração que torna a exposição carioca única é a narração feita pela atriz Fernanda Montenegro, que desde março integra a Academia Brasileira de Letras. Ela dá voz a Joanna Van Gogh-Bonger, que era cunhada do pintor e é considerada a grande responsável pelo sucesso póstumo do artista holandês.

“Tivemos a honra de ter Fernanda Montenegro lendo as cartas de Van Gogh para o irmão, Theo. Há trechos, pedaços das cartas, lidos por ela. É realmente emocionante”, conta Reisman.

Imagens em 8K são complemetadas com a voz da atriz e imortal da ABL Fernanda Montenegro. Foto: Gabriel Sayão

Ele espera que a exposição tenha ainda mais sucesso do que aquela exibida em São Paulo, que foi vista por 370 mil pessoas ao longo de quatro meses. “Esta exposição é dedicada a todo mundo que gosta de arte, que gosta de tecnologia, que gosta de cenografia e que gosta de música. Nossa playlist é maravilhosa”, ressalta. “São Paulo teve uma mistura (de públicos), famílias, crianças, idosos. A gente fez uma pesquisa e 98% do público saiu de lá extremamente satisfeito. Acho que aqui vai bater 100%.”

Publicidade

Serviço

VAN GOGH LIVE 8K Local: BarraShopping - Estacionamento J / Nível Lagoa Endereço: Avenida das Américas, 4.666. Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ Temporada: 28 de julho a 2 de novembro de 2022 Horário: Segunda a Sábado: 10h às 22h / Domingos e Feriados: 10h às 20h Classificação Etária: Livre - Menores de 12 anos entram acompanhados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.