06 de outubro de 2017 | 08h58
As autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 5, a devolução de 95 de obras de arte que tinham sido retiradas ilegalmente do Brasil e que pertenciam ao banqueiro Edemar Cid Ferreira.
Cid Ferreira foi dono do Banco Santos, mas acabou preso em 2006 e condenado a 21 anos de prisão por crimes financeiros, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A instituição financeira declarou falência, sofrendo intervenção do Banco Central.
A Promotoria do Distrito Sul de Nova York lembrou que, quando as autoridades do Brasil tentaram confiscar os bens de Cid Ferreira, descobriram que faltavam muitas obras de arte, o que deu início a uma busca internacional pelos objetos.
Graças às investigações realizadas, as autoridades descobriram que muitas dessas obras de arte foram enviadas aos Estados Unidos e à Europa. Desde então, elas têm sido reunidas a partir de processos judiciais e de ações da Interpol.
Entre as obras localizadas nos EUA está um quadro de Jean-Michel Basquiat. Outros chegaram ao país, mas acabaram reenviados para Suíça, Holanda, Reino Unido e França.
Segundo a Promotoria do Distrito Sul de Nova York, as 95 obras recuperadas serão enviadas ao Brasil. A decisão não informa o preço das obras que serão devolvidas, mas afirma que elas são avaliadas em "dezenas de milhões de dólares".
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.