Estudos científicos descobrem novos mestres

Pesquisadores, depois de análise estilística, detectaram dois escultores desconhecidos do período

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Por Jotabê Medeiros e CONGONHAS
Atualização:

A história do barroco mineiro ainda é uma história a ser contada. É o que mostra o estudo publicado no boletim do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira de julho, que revelou a existência de dois novos mestres escultores no período, trabalhando em Minas Gerais.Os dois novos artistas catalogados foram identificados após estudo estilístico em peças em museus de arte sacra de Minas e São Paulo. De nenhum dos dois se sabe a identidade, daí porque foram batizados com os nomes dos municípios que foram suas bases de atuação. O primeiro deles é o Mestre de Lagoa Dourada, que esculpiu durante a primeira metade do século 18. É uma obra primitiva, de caráter rígido, como sugere o estudo. Por exemplo: em quase todas as suas esculturas, as vestes estão postadas da mesma forma, sem sugestão de movimento, rijas. As posturas Deas imagens são quase todas iguais, os cabelos com mechas e cachos concêntricos voltados sempre para o mesmo lado e uma grande desproporção entre cabeça e membros parece evidente. O estudo demonstrou que o Mestre de Lagoa Dourada não se inspirou diretamente na imagem clássica europeia, mas no artesanato de barro, tipicamente paulista do século 17, o que torna um caso único entre as diversas oficinas de produção de arte sacra do período.O segundo mestre é o mais interessante. Foi batizado como Mestre de Vitoriano Veloso, e atuou entre os séculos 18 e 19. Sua peculiaridade erram os materiais que utilizava: além da madeira, o barro cozido ou cru, a pedra talco e sabão, estanho, chumbo e prata. Mas o mais curioso: arrematava as obras com tecido encolado, uma técnica rara, como a utilizada nas máscaras mortuárias egípcias. Nos cabelos das estátuas, usava um fibra vegetal rústica.O escultor enrolava a peça que recebia um primeiro formato em madeira com camadas sucessivas de tecido, que ia ''colando'' com uma espécie de cera. Depois, moldava as formas, e deixava secar. Finalmente, aplica a policromia. Dessa forma, os tecidos das roupas dos santos parecem ainda mais realistas, e são.O Mestre de Vitoriano Veloso pode ser ''desmascarado'' em breve. Os pesquisadores descobriram uma imagem de São Joaquim na Igreja Matriz de Tiradentes, e que possui recibo de pagamento. Está datado de 1753 e o pagamento foi a um certo Rodrigo Francisco. Entretanto, para definir de fato se é esse o escultor misterioso, seria necessária a localização de um outro documento que o ligasse a outras das quase dúzia de imagens que apresentam as mesas características.

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