
18 de janeiro de 2021 | 11h47
Uma grande figura inflável com a forma de um Donald Trump bebê, que os críticos do presidente americano usaram nas manifestações contra sua viagem ao Reino Unido em 2019, será exibido no Museu de Londres, anunciou a instituição nesta segunda-feira, 18.
Este imenso balão, que representa um bebê loiro furioso vestido com uma simples frauda e com um celular na mão, tornou-se o símbolo dos protestos contra Trump durante a visita de Estado que o magnata americano fez em junho de 2019 a Londres.
De seis metros de altura, o "bebê Trump" foi usado pela primeira vez em 2018, para protestar contra as honras previstas para receber o presidente no Reino Unido naquele ano.
O Museu de Londres, dedicado à vida da capital britânica, adquiriu o objeto para representar "a onda de sentimentos que inundou a cidade (...) e capturar um momento particular de resistência", explicou Sharon Ament, diretora da instituição.
Os criadores do balão esperam que a exibição "nos lembre do momento em que Londres enfrentou Trump e incentive a pensar em como continuar o combate à política do ódio".
O balão se juntará às coleções do museu sobre manifestações na capital britânica, que incluem objetos relacionados ao movimento a favor do voto para as mulheres e cartazes usados recentemente para protestar contra os cortes no gasto público.
O museu disse que está em contato com os proprietários de um balão que representa o prefeito trabalhista de Londres, Sadiq Khan, quem criticou o "tapete vermelho" estendido para Trump no Reino Unido. Esse balão foi criado em resposta ao "bebê Trump" pelos opositores de Khan.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.