Navarra Government / AFP
Navarra Government / AFP

Depois de ser desfigurada, estátua de São Jorge é restaurada na Espanha

Trabalho que estragou feições da escultura do século 16, com danos permanentes, lembra o caso do Ecce Homo, o rosto de Cristo restaurado por uma senhora de 80 anos

Redação, Ansa

24 de junho de 2019 | 12h32

As autoridades da região espanhola de Navarra conseguiram restaurar uma escultura de São Jorge do século 16, desfigurada por moradores que tentaram "restaurá-la".

A peça representa o santo católico combatendo um dragão e, no ano passado, foi restaurada por moradores do povoado navarro de Estella cheios de boa vontade, mas sem muita aptidão artesanal.

Eles usaram gesso e acrílico na estátua e o rosto do santo acabou parecendo mais uma figura de revista em quadrinhos. E o cavalo foi pintado de azul.

A "restauração" acabou custando 6.010 euros de multas à paróquia.

Três meses de trabalhou em uma oficina oficial de Pamplona resgataram a dignidade do santo, a um custo de mais de 30.000 euros. A estátua, no entanto, sofreu danos permanentes.

O caso recorda muito o ocorrido com Ecce Homo, um afresco do povoado de Borja, que em 2012 foi restaurado por uma senhora de 80 anos que transformou o rosto de Cristo em um macaco.

Tudo o que sabemos sobre:
restauro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.