Governo do Estado
Governo do Estado

Casarão da Paulista será transformado em museu de tecnologia

Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai instalar um museu interativo nos moldes do Exploratorium, em San Francisco

Pedro Venceslau, O Estado de S. Paulo

24 de novembro de 2019 | 20h09

SAN FRANCISCO — O governo paulista cedeu à Confederação Nacional da Indústria (CNI) por 35 anos o Casarão Franco de Mello – um antigo casarão de barões do café localizado na Avenida Paulista, para a instalação de um museu interativo nos moldes do Exploratorium, um laboratório público de tecnologia localizado em São Francisco, nos Estados Unidos.

 A CNI, por meio do Sesi nacional, vai administrar o local a executar as reformas, mas preservará as características originais do imóvel. O novo espaço deve ser inaugurado em 2020 e ainda não tem nome definido.

A parceria foi anunciada pelo governador João Doria e pelo presidente da CNI, Robson Braga neste sábado (23) no último dia de um viagem da dupla pela Califórnia, onde visitaram empresas de tecnologia. 

O restauro do imóvel e a construção de anexo terão que ser aprovados nos órgãos de patrimônio. O espaço terá cinco mil metros quadrados e sediará atividades de formação e capacitação para empreendedores e startups, além de e exposições de arte e tecnologia.

A iniciativa terá o apoio de diversas instituições internacionais, como o Exploratorium e o Smithsonian, entre outras.

 O Exploratorium de San Francisco é um espaço interativo de ciência criado há 50 anos que conta mais de 650 displays internos e ao ar livre, além de exposições temporárias e instalações. Dentre as experiências, há um Domo Tátil, onde é possível fazer uma incursão interativa na escuridão total, usando o tato como único guia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.