Daniel Teixieira/Estadão
Daniel Teixieira/Estadão

'Caderno 2', do 'Estado', é premiado por cobertura de artes visuais

Cerimônia de entrega dos troféus da ABCA para os destaques de 2014 foi realizada na noite desta terça, 19; Sebastião Salgado foi escolhido como personalidade do ano

O Estado de S. Paulo

19 Maio 2015 | 22h49

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) realizou na noite desta terça-feira, 19, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, sua cerimônia de entrega dos prêmios concedidos para os destaques da área de artes visuais em 2014. Entre os selecionados do ano, o Caderno 2, do Estado, foi premiado como melhor publicação dedicada às artes. 

Foi uma noite de homenagens a grandes criadores mortos em 2015. “Quero dedicar esse prêmio aos colegas que estão batalhando e, sobretudo, à memória de Ivens Machado e Antonio Henrique Amaral”, afirmou Cildo Meireles, premiado por sua trajetória. O carioca, das mais importantes vozes da arte contemporânea, recebeu o troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos pelas mãos da crítica e historiadora Aracy Amaral, irmã do pintor e gravador lembrado por ele em seu discurso e por outros premiados. 

A pintora e escultora Tomie Ohtake, 'morta em fevereiro, aos 101 anos, também foi aplaudida pelos presentes na cerimônia, assim como Hudinilson Jr., que morreu em 2013. 


“Neste momento, marcado pela forte influência do mercado na produção artística, é preciso que a crítica assuma com a sociedade o compromisso de ser uma seta sinalizadora no campo da educação e cultura, afirmando sua autonomia e liberdade ideológica”, afirmou o crítico e repórter especial do Caderno 2, Antonio Gonçalves Filho, em agradecimento ao Prêmio Antonio Bento da ABCA.

Entre outros premiados pela entidade, criada em 1949, o fotógrafo Sebastião Salgado, que não pôde comparecer à cerimônia, foi escolhido como personalidade de 2014, e a Fundação Iberê Camargo, de Porto Alegre, premiada como instituição.

Mais conteúdo sobre:
Caderno 2prêmioABCA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.