Bienal de São Paulo anuncia mais cinco artistas

A 34ª. edição da mostra internacional vai ter Tony Cokes e Nina Beier, além dos 51 artistas já divulgados

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A 34ª. Bienal de São Paulo, que será realizada de 4 de setembro a 5 de dezembro, continua a anunciar novos artistas que deverão participar do evento. Entre fevereiro e abril, a programação digital inclui a participação de dez artistas, entre eles os cinco anunciados agora: o belga Dirk Braeckman, nascido em 1958, a dinamarquesa Nina Beier, de 46 anos, os norte-americanos Tony Cokes, nascido em 1956, e Vincent Meessen, de 50 anos, e o ator carioca Zózimo Bulbul (1937-2013). Dirk Braeckman representou a Bélgica na Bienal de Veneza em 2017. Nina Beier também é assídua participante de bienais e tem uma obra ligada à tradição conceitual, como Tony Cokes, que lida basicamente com a palavra.

Obra da artista dinamarquesa Nina Beier: assídua em várias bienais Foto: Bienal de São Paulo

PUBLICIDADE

Os cinco artistas anunciados agora se juntam aos 51 nomes já divulgados da mostra coletiva da 34ª Bienal de São Paulo. A divulgação da lista completa de participantes desta edição, que terá cerca de 90 artistas, está prevista para abril.

Na série de seis encontros on-line, os curadores da 34ª Bienal se reúnem com artistas desta edição para discutir enunciados da mostra – objetos com histórias em torno dos quais as obras serão distribuídas nas exposições coletivas. O terceiro encontro acontece no dia 25 de fevereiro e aborda o enunciado Sino de Ouro Preto. A participação na live é gratuita e mediante inscrições prévias no site da 34ª Bienal (http://34.bienal.org.br/agenda).

A quarta edição da série Vozes dos Artistas gira em torno dos retratos de Frederick Douglass: a live será realizada em 1 de abril e terá a participação ao vivo de Tony Cokes e depoimentos gravados de Alfredo Jaar (1956, Santiago, Chile), Musa Michelle Mattiuzzi (1983, São Paulo, SP), além de uma introdução ao trabalho de Zózimo Bulbul realizada pela pesquisadora Janaína Oliveira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.