The end?

Estadão

02 de junho de 2010 | 22h34

Mark (Joseph Fiennes) no caos do apagão: entendeu o que houve? Foto: divulgação

Mark (Joseph Fiennes) no caos do apagão: entendeu o que houve? Foto: divulgação

Ao que tudo indica, a ABC não produzirá mesmo uma segunda temporada de FlashForward. Só se pode constatar, então, que o final da primeira temporada, que foi ao ar nos Estados Unidos na semana passada, foi desolador para telespectadores que se dedicaram a acompanhá-la e tentar entendê-la.

Lançada por seus produtores como “o novo Lost”, a série teve um primeiro capítulo matador, mas acabou se mostrando um grande fiasco. Com um roteiro bastante hermético – porém interessante -, mas que patinou em alguns momentos, não alcançou audência que justificasse seu alto investimento de produção. Estreou em 29 de setembro de 2009 com 12,5 milhões de espectadores. É o tipo série que não se pode entender sem ter visto os capítulos, então, só foi perdendo público – fez uma “parada criativa”no fim do ano, retornou em março, mas não recuperou a audiência, para terminar com 5 milhões de espectadores.

A baixa adiência levou ao cancelamento, decisão tomada sem que se considerasse o desfecho do enredo. É isso mesmo: terminamos sem saber o que houve, com muitas dúvidas a mais.

Passada em Los Angeles e contada a partir do cotidiano de um agente do FBI (Mark/Joseph Fiennes), ela começa com um acontecimento tanto impressionante quanto catastrófico: no dia 6 de outubro de 2009, todos os seres humanos do planeta sofrem um apagão de alguns segundos, período em que têm uma visão de como estará sua vida dali seis meses, em 29 de abril de 2010.

Quem causou isso e como causou foram duas perguntas instaladas instantaneamente. Depois delas, com o andar dos episódios, vieram outras tantas, num enredo bastante complicado de acompanhar, graças à mistura de física quântica, espionagem, grupos paramilitares do oriente médio e até nazistas que mofavam em prisões alemãs.

Não é a primeira vez que a ABC termina uma série assim, do nada. A excelente Dirty Sexy Money saiu do ar antes mesmo de concluir a primeira temporada. Da ABC Family, a adolescente 10 Things I Hate About You terminou há poucos dias, cancelada em sua primeira temporada, mas com muitos ganchos a serem desenvolvidos numa segunda tempora – que não virá.

Tudo o que sabemos sobre:

ABCFlasch ForwardJoseph Fiennes

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.