CQC? Não, Legendários

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

A Record apresentou na manhã de hoje o que será o aguardado Legendários. O programa criado e dirigido por Marcos Mion, que bolou até as fantasias que os 13 integrantes usarão, estreia no próximo dia 10 abril, um sábado, às 21h45.

PUBLICIDADE

Em apresentação à imprensa, Mion exibiu, na íntegra, um dos quadros da atração: um em que João Gordo investiga casos de corrupção. Lembrou do Proteste Já, do CQC?

O ex-VJ da MTV, que chamou a antiga emissora de "tosca" e disse que a Record "dá até helicóptero para fazer matéria", encarna um marronzinho da CET para denunciar o excesso de multas que os motoristas paulistanos recebem. Enquanto ele entrevista anônimos nas ruas, o grafismo visual invade a tela. São números que surgem pelo asfalto, gráficos interativos e, pasmen, os mesmos efeitos visuais das reportagens do CQC. Em certo momento, João escorrega sozinho - é a deixa para uma mão de mentira surgir na tela e atirar uma casca de banana na cena.

A cada transição de gravação externa, pipoca na tela o logo do programa, tal qual a mosca dos homens de preto. Para finalizar, João Gordo persegue o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Detalhe:  tanto o autor das intervenções gráficas do CQC quanto o produtor de Proteste Já estão em Legendários.

Mion justifica que nada que surge na TV é 100% original. Durante a coletiva, ele alternou momentos de humildade ("a gente quer fazer um programa do bem, sem humilhar ninguém") com estalos de impressionante alta estima. Também abusou de metáforas futebolísticas: "me sinto um pai levando o filho ao futebol pela primeira vez, pra tomar umas bicas." "A gente nunca faria um gol se cada um de nós não tivesse a sua própria posição. Somos uma quadrilha, uma legião."

Publicidade

O programa promete ter uma interessante plataforma multimídia, com transmissão ao vivo também no site da Record. João Gordo, aliás, ganhou a mamata de ficar em sua casa comentando a atração ao vivo pelo portal R7. O resto do grupo, que inclui o paraquedista Gui Pádua, a ex-BBB Jaque Khury, os humoristas Miá Mello e Marcelo Marron, e os ex-MTV Felipe Solari, Mionzinho, Elcio Coronato e a trupe do Hermes e Renato (cujo novo nome será decidido pelo público) irão apresentar o programa e usarão o Twitter ao mesmo tempo.

É claro que não dá para analisar Legendários a partir de um simples quadro. O "Proteste Já de João Gordo" foi engraçado, teve boas tiradas. Mas,  para um programa que se gabou nos últimos três meses de apresentar um novo tipo de humor para a TV brasileira, a impressão inicial foi de mais do mesmo.

Quem não deve ter achado isso foram os vários funcionários da Record que preencheram os assentos vazios da plateia dedicada à imprensa. Eles aplaudiam e batiam os pés no tablado com entusiasmo quando qualquer frase de efeito era disparada pela equipe de Mion.

Na boa? Não precisava.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.