PUBLICIDADE

Reinventando o passado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

É possível reinventar aquilo que já passou? É o que pretendem as atrizes uruguaias Florencia Infante e Danna Liberman, do grupo Impronta, no espetáculo de improvisação Histórias Descubiertas, que estreia amanhã, às 21h, na Sala Crisantempo (Vila Madalena).

PUBLICIDADE

Dirigido por Cesar Gouvêa, um dos fundadores da Cia Jogando no Quintal o espetáculo - primeiro a ser montado por companhias de países diferentes - foge ao padrão das montagens de improvisação já vistas por aqui; geralmente baseadas em jogos. Em Histórias Descubiertas o ponto de partida para as improvisações são fotos de infância das atrizes e fotos da plateia, tiradas com máquinas instantâneas. As cenas nascem então do fluxo de vontades que essas combinações de imagens despertam partir dessas imagens, explica Cesar.

Para desenvolver as histórias as atrizes têm quatro possibilidades, ou raias, como prefere o diretor. A primeira é a da improvisação, a segunda é a do palhaço, a terceira a do depoimento pessoal e a última a da metáfora. "Elas têm a liberdade de escolher e de transitar nessas raias, começando uma história na improvisação e dando continuidade no campo do depoimento pessoal, onde vai se valer da narração".

Cesar define o espetáculo como sendo poético e diz não se tratar de um novo formato de improvisação. "É uma linguagem mais teatral. É o teatro fazendo uso da improvisação".

A curta temporada de História Descubiertas vai até o dia 24/04. Daqui a trupe parte para apresentações no Chile e México.

Publicidade

Sala Crisantempo (100 lug.). Rua Fidalga, 521, Vila Madalena, 3819-2287. 60 minutos. 14 anos. Sáb. 21h. Dom. 20h. R$20. Até 24/04.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.