Anos de praça

Estadão

19 de novembro de 2010 | 18h51

sat01_500.jpg

No fim do mês passado, teve início a tão anunciada (e tão adiada) reforma da Praça Roosevelt. Mas o grupo Os Satyros chegou bem antes: o marco de 11ª edição da maratona Satyrianas – Uma Saudação à Primavera, que começa na 5ª (25) às 18h, representa uma década de ocupação/revitalização da área. Enquanto não chegam as árvores e luminárias prometidas, o grupo fundado por Ivam Cabral e Rodolfo García Vásquez arma tendas com peças, projeções, fotos e espetáculos em um terreno na esquina da Rua Augusta com a Rua Caio Prado. Somados aos espaços fixos do grupo na praça. outros endereços ainda colaboram para dar fôlego ao evento – são 78 horas ininterruptas até domingo (28). Programação completa: www.satyros.com.br/Satyrianas.

sat02_500.jpg

Uma Fanta e uma lembrança | O festival é dedicado a Alberto Guzik, morto em junho, que foi crítico de 1984 a 2001 no Jornal da Tarde. Depois de muita insistência do então incipiente Satyros para que ele assistisse às peças, Guzik aceitou o convite e até se tornou ator do grupo (foto). Às 23h59 do sábado (27), sua peça Cansei de Tomar Fanta será encenada, sob direção de Daniel Tavares, na CenaMix, tenda montada no terreno da R. Augusta.

Curtas e frescas | Na tenda DramaMix, há várias peças de até 20 minutos com gente que você poderia assistir por horas. João Sem Maria, na 5ª (25) às 23h, com Denise Fraga (foto), tem direção e atuação de Elias Andreatto. E, no domingo (28) à 1h, Pastas Suspensas, de Bráulio Mantovani (roteirista de Cidade de Deus), é dirigida pela cineasta Laís Bodanzky. Esq. da R. Augusta com R. Caio Prado.

sat03_500.jpg

Bloco na rua | O Teatro da Vertigem ocupa o quarteirão em frente à sua sede com Mauísmo, baseada no texto de Fernando Bonassi. R. Treze de Maio, 240, Bela Vista. 6ª (26) e sáb. (27), 19h/23h.

Questão de imagem | Vídeos e fotos feitos ou escolhidos por Fábio Delduque (com Eduardo Srur e Dora Longo Bahia) são expostos no VisuMix. Aprecio-os e tome um drinque. Rose Velt. Pça. Roosevelt, 124. 5ª (25) a dom. (29),  20h/2h.

sat04_500.jpg

Muito assunto | Além das discussões de bar, há as oficiais – sobre teatro, crítica e dramaturgia do Café Literário. No domingo (28), tem Lourenço Mutarelli. Rose Velt. Pça. Roosevelt, 124. 6ª (26) a dom. (28), 12h.

sat05_380.jpg

Outras cenas | Muita coisa acontece em 78 horas. Mas no CineMix (R. Augusta, esquina com a Caio Prado), uma equipe se dedica a transformá-las em um filme de 78 minutos. Ao mesmo tempo, peças são encenadas no apartamento de moradores da praça, no projeto Ouvi Contar. Os ingressos são distribuídos no Espaço dos Satyros II – onde também há encenações ininterruptas, assim como no Satyros I e nos teatros vizinhos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: