Recalque inútil

Recalque inútil

Oscar Quiroga

02 Fevereiro 2013 | 13h45

Das 13h45 de sábado 2-2-13 até 11h56 de domingo 3-2-13, horário de verão de Brasília, a Lua completa sua fase quarto minguante em Escorpião em conjunção com Saturno e sextil com Plutão.

Inútil e contraproducente recalcar desejos, nossa humanidade nunca deveria tentar evitar o que de todo modo irá fazer, pois, quanto mais recalcar, mais distorcidos e bizarros serão os resultados.

Em muitos casos, se nossa humanidade tivesse liberdade e despudor para experimentar a realização de todos seus desejos, provavelmente os abandonaria imediatamente, ao comprovar que não foi feita para esses.

Porém, ficando na fantasia essa acaba adquirindo proporções exageradas e contornos distorcidos.

Por isso, e honrando a natureza livre de nossa humanidade, será sempre melhor ir até às últimas consequências na linha desenhada pelos desejos.

Se haveria limites para isso? Só a ética pode limitar beneficamente os desejos, mas nunca a ética poderá fazer o mesmo com o egoísmo, pois a ética não tem poder sobre o egoísmo. A ética pode limitar os desejos determinando que a realização desses não há de ser uma ofensa intencional a outrem, pois a liberdade de ninguém deve ser diminuída para exaltar a de um sujeito qualquer.

De resto, todos os desejos merecem satisfação, merecem a experiência, pois pela sua própria natureza, independente de o ser humano se esforçar para reprimi-lo, de uma forma ou de outra encontrará a maneira de se realizar.

É só uma questão de tempo.