PUBLICIDADE

O bem comum

Às 3h03 de segunda-feira 22-10-12 a Lua quarto crescente ingressou em Aquário e está em quadratura com Saturno e sextil com Urano até 13h, horário de verão de Brasília.

Por Oscar Quiroga
Atualização:
 Foto: Estadão

O bem comum é o único parâmetro de progresso na civilização humana.

PUBLICIDADE

Se o bem comum é administrado de tal forma que acabe sendo mais para uns do que para outros, não haverá nunca progresso para ninguém, pois o bem comum é o princípio cósmico que nivela tudo na comunhão, em todos e para todos.

Você pode tentar se proteger desse nivelamento, mas terá de erguer muros, barreiras, blindagens e tudo isso vai isolar você da vida e reduzir o tempo de suas respirações entre o céu e a terra.

Só o respeito pelo bem comum colocado sempre acima do bem particular é a única garantia de progresso, pois, ou a humanidade progride toda ou ninguém progride.

Este é um processo longo que não tem atalhos para se desenvolver com maior rapidez, começa pela reinvenção do sistema educacional para que este sirva a nossa humanidade, instruindo-a na arte de pensar por si mesma e questionar as meias verdades com que todos os governos do mundo a tratam.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.