Laboratórios de colaboração

Laboratórios de colaboração

Oscar Quiroga

05 de julho de 2012 | 13h00

Das 13h de quinta-feira 5-7-12 até 12h50 de sexta-feira 6-7-12, horário de Brasília, a Lua que míngua em Aquário está em trígono com Saturno.

Tudo seria infinitamente mais fácil e delicioso entre o céu e a terra para nossa humanidade se o tolo espírito de competição fosse substituído pelo espírito de colaboração mutua.

Um dia chegaremos lá, toda nossa humanidade e sua consequente civilização funcionará nesse ritmo.

Enquanto isso, os laboratórios de colaboração são os momentos em que você não consegue resolver algo com seus recursos pessoais e, então, se atreve a chamar pedindo auxílio de forma sincera e honesta e, surpreendentemente para os padrões da época, seres humanos, conhecidos ou não, respondem positivamente ao apelo.

Nesse momento se reconhece a verdadeira natureza de nossa humanidade, a veia solidária que nos integra, mas que normalmente fica escondida por trás de uma máscara mal-humorada e sisuda.

Principalmente nas grandes cidades nos acostumamos a viver no isolamento e a deixar de pedir ajuda por medo de sermos assaltados ou coisa pior. Esse é o grande crime dos criminosos, espalhar o medo e dificultar que o espírito verdadeiro de nossa humanidade, a solidariedade, aproveite todas as oportunidades para se disseminar.

Por enquanto, ser solidário requer coragem e persistência. Coragem pela razão exposta acima, e persistência porque mesmo quando se quer prestar trabalho voluntário em algum lugar em que seja necessário se esbarra com uma burocracia que faz qualquer alma de boa vontade se inclinar a desistir da empreitada.

Solidariedade é a chave, solidariedade é a base sobre a qual o mundo maior e melhor com que todos sonhamos será construído.

Próximo boletim será publicado às 12h50 de 6/7/12

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.