Guerras

Guerras

Oscar Quiroga

04 de março de 2013 | 17h41

Das 17h41 de segunda-feira 4-3-13 até 12h29 de terça-feira 5-3-13, horário de Brasília, a Lua atinge a fase quarto minguante de Sagitário em quadratura com Marte.

A combinação de mal humor com convencimentos feitos de razões poderosas se torna explosiva neste momento, de forte inclinação aguerrida.

Há, porém, guerras justas e outras, que são injustas.

Guerras justas são empreendidas para coibir abusos e insolências. Guerras injustas são as empreendidas para abusar e cometer insolências.

Porém, como diferenciá-las enquanto acontecem? Do lado de fora só se vê a brutalidade da situação e não é possível distinguir os mocinhos dos bandidos, sendo que às vezes o juízo precipitado da situação pode ser completamente errado, parecendo bons os que são maus e vice-versa.

Certo é que neste momento quem apreciar o sossego não deveria cutucar a cobra com vara curta, porque essa está preparada para dar o bote.

Começar uma briga qualquer agora, mesmo que em nome de razões supostamente importantes, degringolaria em tiroteio.

Porém, se for o caso de empreender uma briga em nome de razões purificadas de quaisquer motivos pessoais, empreendidas em nome de princípios, então este momento pode significar uma verdadeira vitória.

Cabe ao seu poder de discernimento julgar o verdadeiro teor de suas razões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: