PUBLICIDADE

Céu e Inferno

Das 14h23 de domingo 27-11-11 até 21h02 de segunda-feira 28-11-11, horário de verão de Brasília, a Lua Nova de Capricórnio está em quadratura com Saturno. No mesmo período, Vênus e Júpiter estão em trígono.

Por Oscar Quiroga
Atualização:

Céu e Inferno se entretecem nas atividades humanas, porque nós somos os seres cósmicos que estamos situados a meio caminho entre ambos os opostos.

PUBLICIDADE

Nenhum ser humano é tão puro quanto eventualmente apregoa nem tampouco o mais abjeto dos humanos é absolutamente maligno, sempre há uma ponta, ao menos, do oposto do que queremos ser e do que resulta de nossos esforços. Isso é assim e é melhor aceitá-lo, pois dessa aceitação resultaria maior tolerância com nossos semelhantes, aos quais em geral apontamos nossos dedos acusadores.

Céu e Inferno fazem parte de nosso cotidiano e nós somos os seres cósmicos capacitados a entretecer os opostos para que resulte algo novo e criativo no Universo.

Nem tanto para lá e nem muito para cá, o dourado caminho do meio, enfatizado pelo Budismo, é o que nossa humanidade deve buscar.

Aceite a dose de Inferno que você produz sem tentar se convencer de que você é uma pessoa absolutamente distanciada do Mal, porém, aceite também sua Santidade, percebendo que há algo sublime pronto para se manifestar através de sua presença. O que se encontra no meio desses opostos é Humano.

Publicidade

Céu e Inferno são nossas obras; em nosso planeta, em nossa civilização se revelam os píncaros da glória através da arte, da música, da ciência e do produto do intelecto, mas também se revelam as abjeções que nós mesmos produzimos, miséria, doenças psíquicas, separatismo, sedição, luta de classes.

Contemple durante este período a parte que lhe toca nesta Sinfonia Cósmica de longa duração e faça o possível para entender que seu lugar é aquele do equilíbrio, o qual só pode começar a ser ocupado através da tolerância e do perdão.

Tolerância para com seus semelhantes e perdão para com sua própria alma, pois só quem é capaz de perdoar a si encontra a capacidade de tratar seus semelhantes com tolerância.

Próximo boletim será publicado às 21h02 de 28/11/11

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.