Apreço

24-6-12 - domingo - Das 15h18 até 23h54, horário de Brasília, a Lua que cresce em Virgem está em quadratura com Vênus e trígono com Plutão.

PUBLICIDADE

Por Oscar Quiroga
Atualização:
 Foto: Estadão

Você quer que gostem de você, mas acontece que essa é uma demanda que todo ser humano faz, o que resulta numa realidade em que cada ser humano está completamente predisposto e atua sistematicamente para que as outras pessoas gostem dele.

PUBLICIDADE

Aí a fórmula fica complicada, pois se todos se predispõem a buscar o apreço alheio, quem vai sobrar para gostar de outrem?

Analisando objetivamente, que mal haveria em agir para que gostem de nós? Nada! Isso é normal, é até uma questão de autoestima, tão valorizada em nossa moderna civilização.

Ter boa autoestima fará com que o mundo estime a gente também, não é mesmo? Sim! Em coro respondem todos!

Mas, como faz para a conta fechar? Se todas as pessoas estão preocupadas em ser estimadas, quem é que vai sobrar para estimar todas elas? Inclusive porque sermos estimados por apenas uma pessoa no mundo não será suficiente, nossa autoestima é voraz, quer sempre mais, quer seduzir, quer ser reconhecida como brilhante.

Publicidade

Um dia, porém, temos de colocar limites nessa voracidade da autoestima para começar a verdadeiramente estimar nossos semelhantes como se fossemos nós mesmos. Lembra? Esse é o mandamento supremo que está na base de todas as religiões.

O mandamento não é ama a ti em primeiro lugar e depois a todos os outros. Não! O mandamento é ama aos outros como amarias a ti.

Por enquanto o mundo estacionou na autoestima e nada de amar os semelhantes.

Próximo boletim será publicado às 23h54 de 24/6/12

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.