Além da ignorância

Além da ignorância

Oscar Quiroga

05 de março de 2013 | 21h15

Às 21h15 de terça-feira 5-3-13 a Lua quarto minguante ingressou em Capricórnio e está em sextil com Netuno, quadratura com Urano, sextil com Vênus e conjunção com Plutão até 16h15, horário de Brasília.

Os exaltados buscadores de culpados se alimentam de medo, que é cheio de segredos e simulações para que não transpareça o verdadeiro sentimento, travestindo-se de fúria acusatória, dedo em riste e imaginações insanas a respeito de uma condição de vítima que é incompatível com a própria natureza humana.

Não há vítimas nem culpados, não há vencedores nem vencidos, há uma comunidade humana que ainda não consegue compreender que o suprimento natural de todas suas necessidades é a cooperação mutua, olhar os semelhantes com sentimento fraternal, confiantes e confiáveis, independente da raça, credo ou orientação mental.

Religiões, ideologias e o constante martelar de um sistema educacional feito à medida para transformar a humanidade em engrenagem industrial, tudo conspira para que a ignorância se preserve.

Porém, nem a isso se poderia culpar, porque sendo nossa humanidade livre pela própria natureza, é a liberdade que nos torna humanos, os únicos culpados, afinal, somos nós mesmos, por não nos insurgir contra o que nos oprime, fazendo disso a prioridade cotidiana.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: