A tentação de chutar o pau da barraca

Oscar Quiroga

22 de março de 2012 | 15h36

Das 15h36 de quinta-feira 22-3-12 até 1h38 de sexta-feira 23-3-12, horário de Brasília, a Lua Nova de Áries está em quadratura com Plutão.

A tentação de chutar o pau da barraca torna a assombrar a mente de nossa humanidade, já absolutamente enfastiada por ter de suportar a total incongruência entre a educação que recebeu e como o mundo funciona de fato.

Dá vontade mesmo de chutar o pau da barraca, pois ao contemplar o quanto a corrupção se tornou a moeda corrente dos relacionamentos sociais e institucionais, a alma se pergunta se não seria conveniente abandonar os princípios que com tanta dificuldade sustenta para se entregar e se locupletar também.

Isso pareceria a melhor coisa a fazer, chutar o pau da barraca e começar a dançar o samba do crioulo doido, misturando-se à gentalha que hoje está com o queijo e a faca na mão.

Porém, negligenciar os princípios significaria perder de vista a alma também, e dessa forma o alívio imediato que seria conquistado ao chutar o pau da barraca, a longo prazo se transformaria no inferno de contemplar o quanto essa atitude reverteria em tudo que de ruim se pudesse imaginar para as pessoas próximas, os familiares queridos, os amigos que se perderiam para sempre e a saúde da alma que demoraria várias encarnações para recuperar.

Trocar o tesouro eterno do espírito por uma ou duas lâmpadas que piscam e emitem brilho bonitinho não será nunca um bom negócio.

Por isso, na hora de ver se vai ou não ceder à tentação de chutar o pau da barraca, pense novamente nos seus queridos, e pense neles a longo prazo.

Próximo boletim será publicado à 1h38 de 23/3/12

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: