Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Uma heroína de todos os tempos

Hoje a minha heroína completa 113 anos. Não fez lifting, não pôs botox e não ganhou nenhuma ruga!

PUBLICIDADE

Por Sheila Leirner
Atualização:

No dia 2 de fevereiro de 1905, a pequena criada bretã apareceu pela primeira vez na revista de meninas bem-comportadas, "La Semaine de Suzette". Personagem que nasceu, às pressas, das mãos do ilustrador Émile-Joseph Porphyre Pinchon apenas para encher uma página em branco e se tornou uma das mais famosas da França!

 

PUBLICIDADE

Pioneira da mulher ativa e moderna

 

Nariz em forma de ervilha, tamancos nos pés e guarda-chuva embaixo do braço, lá foi a ingênua e provinciana Becassine, tal qual "Candide" de Voltaire, viver a sua aventura no grande mundo. Hoje existem vários estudos sobre ela. O fato é que Becassine é a pioneira da mulher ativa e moderna, aquela que multiplica profissões, pratica esportes, faz fotografia, pilota automóveis, trens, aviões e milita nos programas humanitários. Inscreveu-se até mesmo na Cruz-Vermelha!

Para as suas comemorações, costureiros a vestem e desvestem, os Correios editam selos, álbuns são lançados. Enfim, tamanha celebridade poderia lhe subir à cabeça. Mas quem a conhece, sabe que não é do tipo que vai andar de nariz empinado.

LEIA TAMBÉM AS ANÁLISES:

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.