Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Maio 68 já está bem longe. Que bom!

Manifestações, greves gerais e selvagens, encontros e namoros. Os eventos parisienses de Maio e Junho - que haviam começado conosco em Paris, ganharam o mundo operário, depois a totalidade do país, atravessando fronteiras - festejam agora o seu aniversário de meio século. E nós, comemoramos que tudo aquilo já esteja bem longe!

PUBLICIDADE

Por Sheila Leirner
Atualização:

"Quando não dá para mudar o mundo, é preciso mudar de cenário." Daniel Pennac (1944), escritor premiado e meu vizinho de bairro, em seu livro La Petite Marchande de prose

PUBLICIDADE

Que alívio não querer mais colocar em xeque as instituições tradicionais, não mais sentir revolta contra o "capitalismo", "consumismo", "autoritarismo cultural, social e político", "imperialismo americano", "poder instituído", etc. Que tranquilidade ver que estas palavras, de tanto serem repetidas, não explicam e significam mais nada no mundo de hoje que, para nós, acredito, já não é uma invenção. O que são os velhos "capitalismo" e "imperialismo" daqueles discursos engajados, militantes e obsoletos, diante da onipotência do presente "policiamento econômico mundial" que representa a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã?

Quem sabe daqui a meio século os (agora) jovens brasileiros sentirão, igualmente, que o tempo e a história liberam, desdramatizam e tiram o peso das situações e fatos conjunturais de uma época, restituindo os seus verdadeiros significados?

Até a próxima, que agora é hoje e que sossego não odiar mais De Gaulle (bem ao contrário), sabendo que nunca mais teremos aquela sensação penosa de responsabilidade de que "devemos e somos capazes de mudar o mundo". Viva! Ufa!

 

Meus guardados preciosos

Publicidade

[gallery columns="1" link="file" size="full" ids="3166,3165,3167,3164,3170,3169,3171,3168"]

Cartazes da mostra comemorativa na Escola de Belas Artes, em Paris

[gallery link="file" columns="1" size="full" ids="3149,3155,3150,3151,3152,3153,3147"]

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.