PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

"O espírito da Bauhaus" gera polêmica em museu

Desde outubro do ano passado (até 26 de fevereiro), o Museu de Artes Decorativas, em Paris, apresenta uma exposição sobre a Bauhaus, instituto fundado em 1901 pelo belga Henry Van de Velde, depois dirigido por Walter Gropius, que representa igualmente toda uma corrente artística relativa à modernidade na arquitetura, design, fotografia e dança. Quase no final do percurso desta mostra, um gráfico intitulado "A herança da Bauhaus" indica algumas realizações dos seus alunos, entre as quais, o campo de exterminação de Auschwitz. Isto é mencionado, sem nenhuma análise ou explicação, como se todas as indicações - estação de esqui, sede da Unesco, campus universitário etc. -, estivessem no mesmo plano, com o mesmo valor.

Por Sheila Leirner
Atualização:

Gráfico "A herança da Bauhaus", na exposição "O espírito da Bauhaus" no Museu de Artes Decorativas em Paris (2017), onde se vê o campo de exterminação de Auschwitz.  

As filas diante deste museu vizinho ao Louvre, na rua de Rivoli, são imensas. No interior, os visitantes se acotovelam para admirar a extraordinária retrospectiva "O espírito da Bauhaus", a primeira - desde 1969 - a retraçar a história desta escola artística inovadora de Weimar, na Alemanha, que estabeleceu as bases da reflexão sobre a arquitetura moderna, como a conhecemos hoje, e sobretudo do chamado "estilo internacional" que floresceu entre os anos 1920 e 1980 no mundo inteiro.

PUBLICIDADE

Admiramos os móveis, objetos do cotidiano, têxteis, fotos, desenhos. São mais de 700 peças que revelam a explosão criativa de um movimento que queria "dar vida ao habitat e à arquitetura por meio de uma síntese entre as artes plásticas, o artesanato e a indústria". Cada pessoa que chega um pouco mais perto das peças, provoca alarmes que causam confusão com os seguranças. No entanto, é a outra instalação, o gráfico chamado "A herança da Bauhaus" que agora gera, e com razão, uma polêmica bem mais séria em torno desta exposição.

Ver Auschwitz como 'herança da Bauhaus', está longe de ser do gosto de todos

No gráfico está escrito: "Paris, 1953 : sede da Unesco por Marcel Breuer", "Nigéria, 1961-1962, Arieh Sharon constrói o campus da universidade do IFE (Instituto Francês de Educação), "Auschwitz, 1940: Fritz Ertl participa da concepção do campo de concentração". Estudante na Bauhaus, de 1928 a 1931, Fritz Ertl que se tornou um SS durante a guerra, de fato desenhou as barracas horrendas e funestas do campo de exterminação na Polônia. Ver esta "realização" como "herança da Bauhaus", certamente está longe de ser do gosto de todos.

"Não consigo entender o que pode levar um curador a mencionar e colocar a 'criação' de Auschwitz e o desenho dos fornos crematórios de Birkenau, no mesmo nível que as outras citadas e que realmente participaram da herança desta fabulosa escola por meio de obras magistrais", declara um arquiteto francês que, indignado, contatou os jornais depois de ter ido visitar a exposição. Ele não foi o único, a questão circula agora entre os arquitetos do país e semeia espanto até mesmo nas associações de classe.

Publicidade

Outros visitantes enviaram cartas inflamadas à direção do museu e se manifestaram nas redes sociais apontando a "monstruosidade". Um deles, cujo pai foi aluno na Bauhaus, acusou os curadores de "imorais". Anne Monier e Olivier Gabet, os dois responsáveis pela exposição se dizem chocados com a polêmica e se defendem dizendo que foi apenas uma "falta de jeito". Eu diria que a ausência de análise sobre o assunto constituiu negligência e/ou falta de competência.

A Bauhaus foi proibida pelo poder nazi e não raro mostrada, ao contrário, como símbolo da resistência. A verdade é que alguns de seus membros se acomodaram ao novo regime e outros o apoiaram francamente (veja "a lista dos 11", no final deste post). Símbolo do modernismo, entretanto, esta escola foi considerada pelos nazistas como um abrigo à subversão "judaica-bolchevique" e eles a fecharam em 1933.Em seguida aceitaram reabri-la com a condição de que se expulsasse alguns de seus professores, entre os quais Kandinsky, o que Ludwig Mies van der Rohe, o diretor na época, se recusou a fazer.

Inúmeros membros da Bauhaus foram, então, proibidos de trabalhar ou tiveram que deixar a Alemanha. Por isso é tão chocante e difícil de entender que outros tenham contornado ou sustentado o regime fascista, pensando que a "modernidade" das formas (em escala humana), fosse compatível com a estética monumental, aterradora e glacial do nacional-socialismo. Coisa que não é bastante discutida, talvez, na história da arquitetura, mas felizmente volta à tona com polêmicas como esta.

Até a próxima que agora é hoje!

[gallery columns="1" size="full" ids="1468,1478,1470,1471,1472,1473,1475,1469,1476"]

Publicidade

A lista dos 11

Alfred Arndt (1896-1976) Arquiteto da Bauhaus que adere ao partido nacional-socialista nazista em 1937. Trabalha ativamente, inclusive como chefe de propaganda nazista para o regime.

Herbert Bayer (1900-1985) Grafista. Cria documentos e cartazes de propaganda para o regime nacional-socialista, no estilo Bauhaus.

Friedrich Engemann (1898-1970) Estudante e depois professor na Bauhaus de 1927 à 1933, ano em que adere ao partido nacional-socialista.

Fritz Ertl (1908-1982) Austríaco, estuda arquitetura na Bauhaus de 1928 à 1931. Torna-se SS e desenha os projetos para o campo de exterminação de Auschwitz-Birkenau.

Publicidade

Walter Gropius (1883-1969) Arquiteto, fundador da Bauhaus em 1919, adere à Câmara da Cultura do Reich fundada por Goebbels e participa do concurso da Reichsbank organizada pelo novo poder nacional-socialista. A sua correspondência revela que Gropius era antissemita.

Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) Arquiteto, diretor da Bauhaus de 1930 a 1933. Expulsa, com a ajuda da polícia, os estudantes comunistas. Negocia com os nazistas para conseguir a reabertura da Bauhaus. Assina uma declaração de apoio a Hitler e adere à "Câmara da Cultura" do Reich.

Ernst Neufert (1900-1986) Adjunto de Gropius, ensina na Bauhaus. Fascinado por Le Corbusier (outro arquiteto controvertido), escreve a ele para recomendar um aluno que deseja fazer estágio em Paris. Publica o "Guia da Racionalização da Arquitetura", utilizado até hoje. De 1938 a 1945 Colabora com Albert Speer, o arquiteto oficial do 3° Reich. Seu modelo de referência para o "sistema de medida modular" (à maneira de Le Corbusier) é um homem loiro de 1,75m. Esta foi a "norma" adotada para acelerar as construções nos territórios conquistados pelos nazistas.

Lilly Reich (1885-1947) Colaboradora de Mies van der Rohe. Em 1934 ela organiza a exposição "Povo alemão - Trabalho alemão".

Hinnerk Schepper (1897-1957) Estuda na Bauhaus de 1919 a 1922 e é nomeado diretor do ateliê de pintura mural. Pinta afrescos de propaganda nazista. Hermann Göring lhe encomenda murais para a sua mansão.

Publicidade

Oskar Schlemmer (1888-1943) Coreógrafo, diretor de teatro e professor, de 1923 à 1929. Rejeitado por seus colegas em razão de sua simpatia declarada pelo nacional-socialismo, deixa a Bauhaus para ensinar em Breslau. Adere à "Câmara de cultura" do Reich. Realiza para concurso, um afresco com multidão fazendo a saudação nazista. Segundo o historiador Eric Michaud (de quem assisti a notável defesa de tese), Schlemmer escreveu a Goebbels para assegurar o seu apoio ao nacional-socialismo. Mesmo assim, foi considerado "artista degenerado" e proibido de exercer.

Lothar Schreyer (1886-1966) Predecessor de Oskar Schlemmer na Bauhaus. Em 1933 assina uma declaração de obediência e apoio a Hitler. Mesmo assim, em 1937 também foi classificado "artista degenerado" e proibido de exercer.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.