PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Missão cumprida no espaço. Com arte e tudo mais!

Por Sheila Leirner
Atualização:

Hoje, sexta-feira 2 de junho, na França, crianças e adultos apaixonados pela astronáutica estão felizes! E um artista brasileiro provavelmente também. Depois de seis meses na estação espacial internacional, Thomas Pesquet e seu colega russo Oleg Novitski pousaram no Cazaquistão, Ásia Central. É quase uma ironia que, no dia seguinte à resolução ecocida* de Donald Trump, este astronauta francês volte à Terra, depois de também imortalizar o nosso amado planeta em fotos deslumbrantes.

PUBLICIDADE

Thomas Pesquet decolou no dia 17 de novembro do ano passado da base russa de Baïkonour a bordo do Soyuz e chegou na estação espacial internacional (ISS) levando 63 experiências que deveria fazer para a Agencia espacial europeia (ESA) e o Centro nacional de estudos espaciais (Cnes). Entre elas, a realização de uma obra de arte. Esta, foi concebida pelo artista brasileiro Eduardo Kac, conhecido pioneiro da chamada bio-arte, gênero que descreve a vertente da arte contemporânea que usa os mananciais oferecidos pela biotecnologia. Quem não lembra de sua experiência dos anos 2000, ele que possui um laboratório de biotecnologia na escola do Art Institute de Chicago, com os coelhos albinos que ficaram fluorescentes graças à proteína desenvolvida por uma medusa?

Não tenho opinião sobre a ideia dos coelhos albinos- nenhum crítico é obrigado a possuir opinião sobre tudo - mas ao ver a Soyuz voltando à Terra, sob o paraquedas, pensei que a performance de poesia espacial que o artista encomendou ao astronauta é talvez tão emocionante em sua singeleza quanto esta cápsula menor do que um fusca dos anos 60, sendo arrastada pelo deserto do Cazaquistão.

O que é esta obra imaginada por Cac e realizada por Pesquet? Simples recortes de folhas de papel que formam a palavra "MOI" (EU, em francês) , com um tubo no meio, feitos para flutuar na estação espacial. Nada mais.

"MOI". É com esta palavra que a arte foi para o espaço, no meio dos mais sofisticados avanços tecnológicos. Na milionária estação espacial internacional, a visita da humanidade, com toda a sua fragilidade, na ausência total da gravidade. Sinto que Fernando Pessoa teria ficado encantado com esse trabalho chamado "Telescópio interior". E o poeta Rainer Maria Rilke também. O seu "Aberto" é o "puro, o inesperado que se respira, que se sabe infinito sem a avidez do desejo (...)". **

Publicidade

Até a próxima que agora é hoje e, pelo jeito, mesmo na órbita terrestre baixa, a arte tem coisas a dizer!

* Extermínio deliberado de um ecossistema regional ou comunidade**Em "Elegias de Duíno (Oitava Elegia)

 

[embed]https://youtu.be/KVfZARRrbHo[/embed]

NEW EYES

[embed]https://youtu.be/jaAf3LnOJpw[/embed]

Publicidade

[gallery link="file" columns="1" size="large" ids="2274,2275,2276,2277,2278"]