Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Armadilha para cair em Nietzsche

Em discussão sobre o Papa, cristianismo, Cristo e migrantes, acabei falando de Nietzsche, não porque eu seja conhecedora de sua obra (não sou) mas pela simples vontade de inventar um diálogo entre o Papa Francisco e este filósofo que era fascinado* por Jesus porém questionou duramente o cristianismo fundado na interpretação que São Paulo fez do Evangelho.

PUBLICIDADE

Por Sheila Leirner
Atualização:

Aquela discussão sobre a mensagem natalina de alento aos migrantes - na qual o Papa Francisco não foi politicamente correto e sim mais uma vez humanamente perfeito! - me deu vontade de contar um segredo: talvez eu nunca tivesse lido Friedrich Nietzsche (1844 - 1900), não fosse a armadilha em que caí na adolescência.

PUBLICIDADE

Naquela época, eu costumava fuçar os livros na biblioteca de minha mãe, menos por interesse literário do que para achar os volumes proibidos para a minha idade, sendo que o máximo que pude encontrar foi O Amante de Lady Chatterley, a novela escrita por D. H. Lawrence em 1928, e alguns livros do americano Henry Miller (1891- 1980) como Sexus, Plexus, Nexus e Trópico de Câncer, em inglês, que imediatamente ela colocou fora do meu alcance.

Desse modo, um dia, antes de sair de casa, a minha mãe recomendou:

- Há certos livros que não são apropriados para jovens. Um deles chama-se Assim falava Zaratustra, de um autor que você está proibida de ler e que, por esta razão, encontra-se na parte mais alta da biblioteca. Faça o favor de se contentar apenas com os títulos que deixei nas prateleiras de baixo. E se me desobedecer, já sabe... uma semana sem TV!

Para pensar bem é preciso: a fuga da universidade, a filologia próxima dos grandes textos e o olhar médico.

Publicidade

É claro que li "Zaratustra" às escondidas, procurando, sem achar, as partes quentes, sem entender porque era proibido e sem entendê-lo em geral. Só bem mais tarde descobri que há quase um século e meio Nietzsche, o seu autor, já fazia todas as perguntas sobre o mesmo niilismo, a miséria intelectual e a própria miséria, que continuam constatáveis em toda parte, e a cada instante, até hoje. "O deserto cresce" afirmava ele. É o que estamos presenciando, não?

Fora que o gênio dizia que, para bem pensar e reconhecer as pessoas com quem lidamos, são necessárias três qualidades das quais jamais esqueci. Primeira: estar fora da universidade. O que, convenhamos, nem teria sido necessário o filósofo dizer. Todos sabemos o quanto pesa o "clero" dessa instituição nas mentes das pessoas em todos os lugares, com a sua "república de professores". Ninguém tem o direito de pensar fora da Faculdade. Considerado "franc-tireur" (independente), Jean Baudrillard costumava dizer, sempre rindo, que ele mesmo, entre outros, também não tinha esse direito...

A segunda qualidade exigida por Nietzsche: ser um bom filólogo. Se interessar de perto pelos textos, pela língua e pelo estilo. A terceira é o "olho médico" para fazer o diagnóstico do seu tempo. Sem esses três atributos, não se pensa muito longe, "continua-se um asno", como ele dizia, alguém que carrega o peso das idéias recebidas...

Genial! Mas ele não foi o único. Outro médico da alma também fez sensação na mesma época: um certo Freud que falaria de um certo "mal estar na civilização". Aliás, os dois tinham uma amiga comum: Lou von Salomé, que também me foi apresentada mais tarde pelo simples fato de que a minha mãe proibiu de ler quem estava apaixonado por ela.

Esse "olhar medical" que percebia (e hoje também me faz perceber) os homens que negam a vida, detestam a felicidade e morrem de medo do trágico, traz até agora uma luz cruel sobre o nosso tempo. Assim como quando aponta certos valores da moral cristã (mas também do islamismo radical) que "comprometem o progresso" uma vez que são fundados no ódio e fanatismo.

Publicidade

Que sorte a minha este filólogo, filósofo e poeta alemão (talvez o mais francês de todos eles) ter sido colocado na parte mais alta da biblioteca pela minha mãe. Agradeço o estratagema dela e o recomendo a todos os pais. Talvez seja a única maneira de fazer um adolescente ler filosofia e, mesmo sem ser um estudioso ou especialista, continuar a leitura por puro prazer na vida adulta.

Aí está! Hoje eu disse tudo. Até a próxima, quando direi um pouco mais!


* Em O Anticristo, Nietzsche questiona duramente o cristianismo fundado na interpretação que São Paulo fez do Evangelho, porém jamais critica Jesus. Este parece exercer uma grande fascinação sobre o filósofo que escreve: "o último dos verdadeiros cristãos morreu na cruz". Segundo Nietzsche, "o cristianismo desapareceu com Cristo".


 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.