Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Adeus Sérvulo Esmeraldo, artista das decisões objetivas e intuitivas

A obra de Sérvulo Esmeraldo, artista plástico cearense que morreu ontem, quarta-feira, tem aquela qualidade rara que se encontra sobretudo nos grandes mestres: coerência interna. Para ele, apesar de abstrata, a arte era uma odisseia particular. Não lhe bastava a aparência das imagens estéticas reconhecíveis como de "vanguarda". Jamais desenvolveu formas gratuitas. Seu trabalho possui a lógica e a poética de um artista manual que não afasta o acaso, a surpresa e a especulação lúdica. Ele procurava sempre o próprio caminho e identidade.

PUBLICIDADE

Por Sheila Leirner
Atualização:

O fato de esta ser a sua última exposição é simbólico. Sérvulo, que só gostava de expor fora do eixo Rio-São Paulo, estava feliz em levar a sua obra à cidade natal, o Crato, onde na década de 1950 havia fundado o Museu de Gravura.

PUBLICIDADE

Ouvi falar de Sérvulo, pela primeira vez, quando ele morava em Paris nos anos 1960/1970 e criava quadros e objetos movidos pela eletricidade estática, dentro do movimento cinético, ao lado de Julio Le Parc e Jesús Rafael Soto.

Mas só o encontrei mais tarde, quando ele e Dodora vieram visitar a 18a Bienal de São Paulo, em 1985, um ano antes da 1ª Exposição de Escultura Efêmera de Fortaleza que ele organizaria. Vi-os novamente seis anos depois quando eu estava em Fortaleza a trabalho, e ela - sempre entusiasta e encantadora - quis que eu conhecesse as peças recentes e esculturas públicas como o famoso Monumento ao Saneamento da Cidade de Fortaleza, na avenida Beira-Mar.

Foi inesquecível. A obra de Sérvulo tem aquela qualidade rara que se encontra apenas nos grandes artistas: coerência interna. Para ele, apesar de abstrata, a arte era uma odisseia particular. Não lhe bastava a aparência das imagens estéticas reconhecíveis como de "vanguarda". Jamais desenvolveu formas gratuitas. Seu trabalho possui a lógica e a poética de um artista manual que não afasta o acaso, a surpresa e a especulação lúdica. Ele procurava sempre o próprio caminho e identidade.

Até a proxima que agora é hoje e adeus Sérvulo Esmeraldo, artista das decisões objetivas e intuitivas, da linguagem construtiva mas hedonisticamente liberta, das formas que continuam vivas em nosso presente!

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.