PUBLICIDADE

As séries e os temas musicais inesquecíveis

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

A música que acompanha a abertura de uma série que assistimos é um dos motivos que a torna tão especial. Você pode não se recordar do elenco principal de um programa que acompanhou há muitos anos, mas com certeza se lembrará do tema de abertura, se ele for muito bom. A música, que antes "pertencia" ao compositor ou à banda que a criou, passa fazer parte daquela série que a "adotou", tornando-se a sua identidade. Você pode conhecer e cantar o tema daquele programa que gosta, sem ter a mínima ideia de quem a compôs. De MacGyver à Glee, relembre os temas musicais que tornaram (ou que tornarão) algumas séries inesquecíveis.

MacGyver - Profissão: Perigo (1985-1992) Como várias outras séries que foram ao ar na TV aberta nos anos 1980 e 1990, os canais brasileiros muitas vezes escolhiam ou criavam as músicas de abertura. No caso de Profissão: Perigo (MacGyver), a TV Globo escolheu o clássico da banda Rush "Tom Sawyer" para abrir a série de aventura:

 

Já nos Estados Unidos, o tema de abertura de MacGyver foi composto por Randy Edelman, responsável por compor músicas para filmes como Ed TV, Miss Simpatia 2, Triplo X, entre outros.

 

Depois de assistir aos dois vídeos, aposto que você prefere a versão brasileira, não?

Cheers (1982-1993) A música "Where Everybody Knows Your Name", que acompanhou por muitos anos a série que contava com Ted Danson, Woody Harrelson , Kelsey Grammer e Kirstie Alley no elenco foi composta por Gary Portnoy, que também compôs o tema original de Punky Brewster.

Publicidade

 

 

Punky, a Levada da Breca - Punky Brewster (1984-1988) Assim como MacGyver, a série Punky Brewster (Punky, a Levada da Breca, no Brasil) ganhou uma versão nacional, ao ser exibida na década de 1990 pelo SBT. Ela foi criada pelo compositor brasileiro Mário Lúcio de Freitas.

 

A versão original, "Every Time I Turn Around" que foi ao ar nos EUA foi composta por Gary Portnoy:

 

 

Barrados no Baile - Beverly Hills, 90210 (1990-2000) Apesar de não ser "cantado", o tema acabou se tornando parte da identidade da série, que durou 10 temporadas. A música foi composta por John E. Davis:

 

 

Um Maluco no Pedaço - Fresh Prince of Bel-Air (1990-1996) Música composta pelo então rapper "The Fresh Prince" Will Smith. Durante 6 temporadas abria o programa contando a história do garoto pobre de Filadélfia que foi morar na mansão dos tios ricos em Bel-Air. Curiosamente, o tema original foi mantido pelo SBT. Decisão certa!

 

 

Anos Incríveis - The Wonder Years (1988-1993) Talvez uma das aberturas mais inesquecíveis entre as milhares de séries que assistimos ao longo dos anos, por conta do super clássico cantado por Joe Cocker, na versão que ele deu para a música "With a Little Help From My Friends", composta pelos Beatles John Lennon e Paul McCartney. 

Publicidade

 

 

Friends (1994-2004) Como não falar dessa série? A música "I'll Be There For You", que costumava abrir o show durante as 10 temporadas, levou a dupla do The Rembrandts Phil Solem e Danny Wilde para o topo das paradas de vários países em 1995. Mesmo aqueles que nunca assistiram à série já ouviram pelo menos uma vez o refrão que dá o nome à música.

 

 

Dawson's Creek (1998-2003)O drama adolescente que foi ao ar entre o fim da década de 1990 e o início da de 2000 também tinha uma abertura que você talvez não se lembre hoje, mas se ouví-la em qualquer lugar com certeza se recordará da série que deu fama à Katie Holmes, Michelle Williams, Joshua Jackson e James Van Der Beek. "I don't want to wait" foi composta por Paula Cole.

 

 

Smallville (2001-2011) "Somebody saaaaaave meeeeeee" foi o refrão que acompanhou a abertura de Smallville durante os 10 anos de vida da série, e que provavelmente não sairá da cabeça do fã tão cedo. A música "Save Me" levantou a carreira dos integrantes da banda americana Remy Zero.

 

 

True Blood (2008) A música "Bad Things" faz parte da longa abertura de True Blood, e conta com o vozeirão de Jace Everett, cantor americano de música country. Aliás, a trilha sonora da série já foi indicada ao Grammy.

 

 

The Big Bang Theory (2007) Como não falar de temas de abertura das séries sem mencionar The Big Bang Theory? O grupo Barenaked Ladies é responsável pela música que simplesmente não sai da nossa cabeça. Alguém já conseguiu decorar a letra???

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 

Glee (2009) Apesar de não possuir uma abertura fixa, o show será por muito tempo lembrado por uma das performances de maior sucesso na primeira temporada: a versão "Glee" de 'Don't Stop Believing", música lançada originalmente pela banda Journey, no início da década de 1980. Muita gente pode não conhecer a discografia do grupo, mas com certeza já ouviu sua música pelo menos uma vez, nas chamadas da série na Fox.

 

E aí, qual tema musical marcante você colocaria na seleção?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.