Zezé Motta narra animações de contos africanos, que ganham exibição no canal Prime Box

Zezé Motta narra animações de contos africanos, que ganham exibição no canal Prime Box

As atrações serão apresentadas diariamente, até 30 de novembro, entre 0h45 e 23h55

Eliana Silva de Souza

05 de novembro de 2020 | 13h45

'A Lenda do Tambor' faz referência a Marielle Franco (foto Prime Box)

‘A Lenda do Tambor’ faz referência a Marielle Franco (foto Prime Box)

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro, o canal Prime Box Brazil preparou a exibição de contos africanos, que ganharam a narração da atriz Zezé Motta. As atrações serão apresentadas diariamente, até 30 de novembro, entre 0h45 e 23h55.

Formada por animações curtas, a série Sankofa – A África que Te Habita leva o público a percorrer a cultura de nove países, os quais eram rota do tráfico de escravos – Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Gana, Togo, Benin, Nigéria, Angola e Moçambique. A produção estará no canal, em formato de maratona, com exibição sequencial entre os dias 7 (1.º ao 4.º episódio), das 13h às 15h, e 8 (5.º ao 10.º episódio), das 12h às 15h. A obra é dirigida por Rozane Braga, com roteiro de Zil Ribas e animações de Eduardo Santos.

A programação parte do conceito africano sankofa, que tem como proposta fazer o resgate do passado para ressignificar o presente. Ao mostrar a importância da ancestralidade por meio da narrativa oral, estimula a curiosidade dos interessados pela história contada, que permite o acesso à sabedoria ancestral brasileira, dando ênfase aos ensinamentos passados de geração para geração.

Uma das atrações é o conto A Lenda do Tambor, que faz analogia ao legado da brasileira Marielle Franco com relação ao feminismo negro e nas lutas e conquistas das minorias. Obra original narra os primeiros sons do tambor, que ganhou popularidade em povoados africanos, após a morte do macaquinho que recebeu o instrumento da lua.

Ao todo serão dez animações, que ganham mais relevância com a voz de Zezé Motta.

 

Tudo o que sabemos sobre:

TelevisãoPrime Box BrasilZezé Motta

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: