Primeira versão feita pela Globo do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ estreia no canal Viva

Primeira versão feita pela Globo do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ estreia no canal Viva

Estarão de volta Zilka Salaberry como Dona Benta, Jacyra Sampaio como Tia Nastácia, Reny de Oliveira como Emília e André Valli como Visconde de Sabugosa

Eliana Silva de Souza

26 de fevereiro de 2021 | 17h04

Março começa animado e para reavivar memórias. Estreia na segunda-feira, 1º, a partir das às 10h45, no canal Viva, a primeira versão feita pela Globo do Sítio do Picapau Amarelo. Trata-se do seriado que foi exibido de 1977 a 1986 e que contou com direção de Geraldo Casé.

Será a oportunidade de rever os personagens criados por Monteiro Lobato e que encantaram tanto crianças quanto adultos. O elenco contava com Zilka Salaberry como Dona Benta, Jacyra Sampaio como Tia Nastácia, Dirce Migliaccio e depois Reny de Oliveira como Emília e André Valli como Visconde de Sabugosa.

Primeira versão do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ estreia no canal Viva (Foto Memória Globo)

Primeira versão do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ estreia no canal Viva (Foto Memória Globo)

Entre as histórias que serão exibidas, o público vai se divertir com O Minotauro, quando Narizinho, Pedrinho, Dona Benta e Visconde vão parar na Grécia, em uma jornada fantástica para resgatar Tia Nastácia, que foi sequestrada pela mitológica criatura.

Terá ainda Memórias da Emília, com a boneca de pano mais falante e criativa revelando sua vida para o Visconde. Mas será que tudo é verdade? Só conferindo mesmo.

Outras histórias serão Reinações de Narizinho, em uma aventura da personagem pelo Reino das Águas Claras. Ela precisa desfazer o feitiço que transformou Emília em uma boneca muda e sem vida novamente. Tem também Cupido Maluco, A Raiz Milagrosa e O Outro Lado da Lua.

Fora as aventuras da turma do Sítio, a série contava com uma trilha sonora muito especial, dirigida pelo compositor Dori Caymmi. No repertório, Sítio do Picapau Amarelo, de Gilberto Gil; A Cuca Te Pega, de Dory Caymmi e Geraldo Casé; e Visconde de Sabugosa, de João Bosco e Aldir Blanc.

Reapresentações de segunda a sexta-feira, a partir das 10h.

Apesar de ser divulgada como sendo a primeira versão da obra de Lobato, outras adaptações pata a telinha foram realizadas. Em 1952, a TV exibiu ao vivo a adaptação de Tatiana Belinky com direção de Júlio Gouveia. Em 1964, o infantil chegou à TV Cultura e, em 1967, à TV Bandeirantes.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.