George Israel conversa com Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, no Canal Curta!

George Israel conversa com Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, no Canal Curta!

Eliana Souza

20 Abril 2018 | 12h48

Convidado pelo Canal Cura!, George Israel, um declarado beatlemaníaco, teve a oportunidade rara de entrevistar um ídolo, Geoff Emerick. Sim, ele é simplesmente o engenheiro de som responsável por gravações e mixagens de alguns clássicos dos Beatles, como Revolver, Sgt. Pepper’s e Abbey Road. O bate-papo entre os dois será exibido no domingo, 22, às 17h30, no programa Revista Curta!.

George Israel bate-papo com Geoff Emerick, no Revista Curta! (foto: Canal Curta)

George Israel bate-papo com Geoff Emerick, no Revista Curta! (foto: Canal Curta)

O saxofonista e guitarrista das bandas Kid Abelha e Os Britos conta um pouco como foi essa experiência de fã, por considerar Emerick um pioneiro no uso de samples. Israel exemplifica, dizendo que o técnico, certa vez, pegou um trecho em que Ringo Starr tocava bateria na faixa Tomorrow Never Knows e repetiu-o diversas vezes. Com um sorriso, Emerick concorda dizendo: “Ringo não conseguia manter aquela batida de forma regular por dois minutos, então tivemos que fazer um loop”.

Outra curiosidade apontada foi quando George Israel quis saber sobre o conhecimento de Emerick em relação à música brasileira. “A primeira coisa que perguntei, em off, foi se conhecia alguma coisa brasileira, falei em particular da Tropicália, Mutantes, Gil, e ele não sabia”, conta Israel, que disse ter aproveitado a oportunidade para mandar para ele por e-mail umas músicas. “Selecionei para ele clássicos como Domingo no Parque, Baby, Alegria, Alegria e Panis et Circenses”, afirma.

O brasileiro diz que aprendeu a gostar de música aos 6 anos, quando viu Help e, de lá para cá, só cresceu o amor pelos meninos de Liverpool. “Eu tenho a minha banda, Os Britos, com o pessoal do Barão, desde 94. É a pior banda cover dos Beatles de todos os tempos. Os Rolling Stones iriam se orgulhar”, diverte-se.

NOTINHAS

Daniel de Oliveira é o narrador da série Planeta Azul II, que estreia domingo, 22, às 21h30, no canal Discovery. A superprodução da BBC, que mostra a força dos mares e oceanos, conta com uma música produzida pela banda Radiohead e o compositor Hans Zimmer.

A equipe do Globo Lab: Profissão Repórter recebeu cerca de 200 reportagens em sua sexta edição, que inclui metodologia de troca de ideias e cocriação. Agora, serão escolhidas as 10 melhores, seus autores vão poder participar de imersão na redação do programa, que é comandado por Caco Barcellos, e suas reportagens vão ser publicadas no portal do Profissão Repórter.