PUBLICIDADE

Capital das marchinhas ainda sofre com a burocracia

Na semana passada, estive em São Luís do Paraitinga, que sofreu com as cheias no início do ano. Passados 100 dias da tragédia que arrasou o centro histórico da charmosa cidade, famosa pelo seu carnaval de marchinhas, a restauração da maioria dos casarões ainda não foi autorizada. Veja a reportagem que foi publicada no Jornal da Tarde.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

- A burocracia está sendo a maior adversária para a reconstrução do centro histórico de São Luís do Paraitinga. Mais de cem dias depois das enchentes que arrasaram a cidade do Vale do Paraíba, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) ainda não autorizou a reforma dos casarões e sobrados, devastados com as chuvas do dia 1º de janeiro.

PUBLICIDADE

A maior preocupação dos proprietários dos imóveis históricos, erguidos a partir do fim do século 19, é a deterioração dos prédios. São Luís do Paraitinga tem o maior conjunto de casarões tombados pelo Estado de São Paulo. São 436 construções. Na semana passada, um dos símbolos da cidade, a Casa Oswaldo Cruz, começou a ruir. O prédio era um dos poucos que ainda não tinham sido afetados com as chuvas de janeiro.

"Faz mais de 30 dias que entreguei meu projeto para o Condephaat. Até agora não obtive uma resposta", diz o historiador Marcelo Toledo, de 46 anos. Segundo o historiador, há infiltrações e o casarão pode desabar a qualquer momento. "Quem vai pagar o nosso prejuízo e resgatar o valor histórico de minha casa?", questiona.

O casarão, que pertence à mãe de Toledo, fica na praça central de São Luís. "E, além de tudo, minha mãe está sendo obrigada a ficar fora de casa nesse tempo todo. Não é justo. Essa burocracia e falta de bom senso não podem atrapalhar nossa cidade", diz Toledo.

O funcionário público Alexandre Medeiros, de 43 anos, também está aguardando a autorização do Condephaat para iniciar a reforma da sua casa. Medeiros é proprietário de uma loja em frente à casa, que já está funcionando. Mais de 70% do comércio de São Luís do Paraitinga reabriu as portas após as enchentes de janeiro. "A gente espera que essa burocracia não seja o maior empecilho para reerguermos nossa cidade", afirma Medeiros.

Publicidade

Segundo ele, os moradores da cidade estão envolvidos na reconstrução. "Mas falta vontade política também. Não podemos esbarrar nesse tipo de problema. A cidade já sofreu demais."

Crédito

A prefeitura diz que o governo estadual deve liberar uma linha de crédito para ajudar os proprietários a reerguer os casarões de São Luís. A expectativa da prefeita da cidade, Ana Lucia Sicherle (PSDB), é que o financiamento saia até o fim do semestre. "Estamos trabalhando para isso. Os casarões têm um valor histórico, artístico e cultural para São Luís. A revitalização desse conjunto faz parte de todo o processo de reconstrução da nossa cidade", diz.

O arquiteto do Condephaat Vinícius de Oliveira, que está na cidade acompanhando a reconstrução de São Luís do Paraitinga, diz que já estão sendo analisados pelo conselho do órgão mais de 40 pedidos para reformas das casas tombadas. "Mas não é tão simples assim", diz.

De acordo com ele, depois que o dono formaliza o pedido de restauro, o projeto é entregue ao conselho. "Esse grupo vai analisar o projeto e depois autorizar. É um processo que demora mais de 30 dias", justifica Oliveira.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.