PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Desculpe a poeira - Sugestões de leituras e outros achados

Sugestão de leitura: "Porque é preciso dizer 'sim' ou 'não'"

Sugestão de leitura: o texto "Porque é preciso dizer 'sim' ou 'não'", de Paulo Roberto Pires, publicado no blog da revista Serrote. Começa assim:

Por Ricardo Lombardi
Atualização:

"O ruim nessa polêmica das biografias é que uma real e complexa discussão sobre os limites de um biógrafo mascara uma campanha estreita pela manutenção de privilégios. O que está em jogo, não custa lembrar, é a defesa de provisões da lei que concedem a uma figura pública ou aos seus herdeiros o poder de veto prévio à publicação de qualquer relato biográfico sobre suas vidas que, de acordo com critérios personalíssimos, possam violar sua "privacidade".

PUBLICIDADE

O bom é que deixa a nu um já arraigado hábito na nossa vida intelectual: o horror ao enfrentamento. No calor dos debates, há os que se acham simplesmente inquestionáveis. Os que desqualificam os interlocutores contundentes como "simplificadores". Os que invocam razões filosóficas para não terem que optar entre "sim" e "não". Os que desqualificam a polêmica e seus tons altissonantes como uma forma, legítima que de fato é, de discussão pública.

Neste momento todos esses personagens - ou personagens resultantes do cruzamento de muitos deles - estão unidos em fazer vista grossa a um fato simples: de que é preciso ser inequívoca e diretamente "contra" ou "a favor" da lei que aí está. Nessa hora, o "em termos" e o "talvez" são, na melhor das hipóteses, manobras diversionistas. Na pior, má consciência. (...)"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.