Obama X McCain: votação mundial online
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Obama X McCain: votação mundial online

Ricardo Lombardi

03 de outubro de 2008 | 15h14

Uma dica boa que peguei no blog Nas Entrelinhas, do Rogério Pacheco Jordão. Rogério escreve: “O site da prestigiada revista britânica The Economist está promovendo uma votação mundial, online, sobre as eleições americanas. É divertido e bastante instrutivo, com diversos textos (em inglês) sobre os candidatos, suas plataformas e o sistema eleitoral americano. Além do mais, você pode acompanhar, país por país, as preferências por Obama ou McCain. No Brasil – como em toda a parte – dá Obama disparado, com 76% dos votos.

A revista foi criativa e desenhou a eleição via web como se fosse o sistema americano. Lá a eleição não é direta: as pessoas elegem em seus estados representantes para um colégio eleitoral e este, por sua vez, elege o presidente. A Economist dividiu os países de acordo com sua população e chegou a um colégio eleitoral mundial de 9.785 representantes – neste fictício colégio eleitoral, o Brasil levaria 272 congressistas. A China – país mais populoso do planeta – levaria 1.900 congressistas; a Índia, 1.588.

Nesta eleição o peso do Brasil é semelhante ao de países como a Rússia (205 congressistas). Para acessar, clique aqui. (é preciso fazer cadastro, que aparece após clicar-se no botão de voto; leva cerca de 1 minuto)”

Via Nas Entrelinhas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: