Previsão do tempo para 7 dias
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Previsão do tempo para 7 dias

Ricardo Lombardi

19 de dezembro de 2008 | 07h26

Para quem, como eu, gosta de acompanhar a previsão do tempo, uma boa notícia publicada pela Agência Fapesp: “O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Ciências Espaciais (Inpe) lançou o serviço de previsão de tempo para até sete dias em seu site Previsão do Tempo. Até então, as previsões eram divulgadas para o mesmo dia e mais outros três.

Segundo o CPTec, os procedimentos e metodologia empregados na geração da previsão para os três dias seguintes são os mesmos utilizados nos primeiros. Ou seja, os meteorologistas analisam as previsões numéricas regionais e globais geradas pelos modelos rodados no supercomputador do centro e também aquelas geradas por modelos de outros centros meteorológicos do país e do exterior, para então consolidar a previsão final dos sete dias.

De acordo com o centro, as previsões de tempo para 24 horas têm um grau de acerto de até 98% para a precipitação, caindo entre 3% e 4% a cada dia. Quando chega ao sétimo dia, a média de acerto está entre 75% e 80%. (…)”. Leia mais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: