Alimentos ajudam a manter o bom humor
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Alimentos ajudam a manter o bom humor

Ricardo Lombardi

08 de outubro de 2008 | 07h01

Peguei esta notícia na mais recente edição da Revista da Semana: “Um jantar saboroso e agradável costuma deixar as pessoas felizes. Mas não são somente o paladar e a companhia que produzem a sensação de alegria. O próprio cardápio pode ser o responsável. ‘Não há dúvida sobre a interferência daquilo que comemos nas variações de humor’, diz a neurocientista Patrícia Brocardo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), à revista Saúde. Sua pesquisa faz parte da linha adotada pelo Instituto Food and Mood, ou Comida e Humor, da Grã-Bretanha.

A presença equilibrada de serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro é fundamental para que a pessoa se sinta feliz, disposta e tranqüila. Essas substâncias podem ser produzidas com a ajuda de ingredientes que encontramos no dia-a-dia. Para se sentir bem é importante ingerir alimentos como grão-de-bico, ervilha e feijão, além de carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados. Cereais integrais, que contêm cromo, mineral aliado da disposição, ajudam a manter o alto-astral.

O ômega-3, encontrado em peixes de água fria, como atum e salmão, tem ação antiinflamatória e, por vias indiretas, evita a irritação. Portanto, ao sushi. Brócolis, cogumelo, tomate e rúcula afastam a rabugice. A deficiência de vitamina B12 pode levar à depressão. Para evitá-la o melhor é se refestelar com ostras, mariscos e carne vermelha magra. O magnésio de amêndoas, nozes, amendoim, castanha e semente de abóbora dá vigor às células. Para finalizar, um cafezinho fornece cafeína e ácido clorogênico e o resultado é excitação e prazer – mas sem exagero. Um pouco basta, ou o resultado é insônia, taquicardia e nervosismo.”

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