As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Retrospectiva 2011

Ana Clara Jabur

22 de dezembro de 2011 | 22h35

testeira_curta_retrospectiva_2011.jpg

O ano de 2011 mostrou que o Brasil entrou mesmo na rota das turnês de artistas internacionais. Foi um ano de festivais como Summer Soul Festival, SWU, Rock in Rio e Planeta Terra com shows para todos os gostos.

O ano começou com Amy Winehouse no país em um dos últimos shows de sua vida. O Brasil também foi palco de uma espécie de despedida da banda Sonic Youth. O grupo estava a caminho do país para o festival SWU quando o divórcio entre o vocalista Thurston Moore e a baixista Kim Gordon foi anunciado.

Na MPB, o destaque é de Chico Buarque, que lançou seu novo disco, Chico, e começou uma série de shows pelo país que se estenderá em 2012. E logo na abertura de sua turnê, em Belo Horizonte, Chico cantou um trecho da letra de Criolo, uma versão de Cálice em ritmo de rap. A homenagem não foi à toa. Depois de 23 anos de batalha na música, Criolo é o nome do ano. O disco Nó Na Orelha já é considerado um dos grandes lançamentos de 2011.

No cinema, o ano foi marcado não só por grandes filmes, mas também por perdas irreparáveis. Foi o ano em que o mundo disse adeus aos olhos verdes de Elizabeth Taylor e a uma das figuras mais importantes do cinema nacional, Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema.

Não só de tristeza viveu a sétima arte, vimos um Rei gago (George VI – O Discurso do Rei) levar quatro estatuetas do Oscar, o encerramento da saga Harry Potter e até o fim do mundo sob a ótica de Lars Von Trier, em Melancolia. No cinema nacional nenhuma grande produção, infelizmente. O destaque foi O Palhaço, de Selton Mello.

Para tentar sintetizar os acontecimentos do ano, preparamos uma restrospectiva 2011. Você relembrará alguns dos melhores shows internacionais do ano, vai conferir os principais destaques mundiais da literatura, além de grandes filmes que passaram pelas telonas e as principais polêmicas nas quais se envolveram as celebridades neste ano que termina.

 

Tudo o que sabemos sobre:

retrospectiva 2011

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.