Petição dos Beatles para ter Mick Jagger em ‘Laranja Mecânica’ vai a leilão
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Petição dos Beatles para ter Mick Jagger em ‘Laranja Mecânica’ vai a leilão

O Estado de São Paulo

16 Outubro 2015 | 18h55

Uma carta assinada por John, Paul, Ringo e George, que pede que Mick Jagger interprete o protagonista Alex no filme Laranja Mecânica, será leiloada pelo site Paddle8. A relíquia é avaliada entre 18 e 25 mil dólares e o lance inicial é de US$ 14 mil.

A história que cerca a carta é que, em 1968, os amigos de Mick Jagger – incluindo o quarteto de Liverpool – enviaram a petição para o roteirista Terry Shouthern, que trabalhava em uma versão do livro de Anthony Burgess para os cinemas. Eles pediam que Southern escolhesse o vocalista dos Rolling Stones para viver o protagonista, que, no fim, foi interpretado pelo ator Malcolm McDowell.

O material, totalmente redigido em letras maiúsculas, traz um “protesto com veemência” por conta da preferência de Terry Southern pelo ator David Hemmings (Blow Up – Depois Daquele Beijo) para o papel principal. Entre as assinaturas estão a do cineasta francês Christian Marquand e as das amigas de Jagger, Marianne Faithfull e Anita Pallenberg (que assina “Anita the Heater). As assinaturas dos Beatles estão atrás do documento, rubricado por mais de 20 pessoas no total.
mick_clock

Mick Jagger era detentor dos direitos da obra, após comprá-los de Burgess por 500 dólares. Ele depois os revendeu com um bom lucro para o produtor Si Litvinoff. Jagger tinha planos bem diferentes para o Laranja Mecânica que estreou em 1971: ele e seus companheiros de banda interpretariam os personagens centrais e os Beatles já tinham se oferecido para a trilha sonora do filme.

À época, Litvinoff escreveu uma carta a John Schlesinger, possível diretor da produção, afirmando que o filme seria “inovador em sua linguagem, estilo cinematográfico e trilha sonora” e que “os Beatles adoram o projeto”. No fim de tudo, o projeto fracassou após o script de Terry Southern ser rejeitado pela British Board Of Film Censors.

Stanley Kubrick eventualmente garantiu os direitos sobre Laranja Mecânica e escalou Malcolm McDowell no papel de Alex após vê-lo em Se…, filme de 1968. Acredita-se que Kubrick não escolheu Mick Jagger como protagonista preocupado com o estilo de vida do cantor.

Veja também
Mick Jagger visita Cuba com os filhos
Keith Richards lança ‘Crosseyed Heart’ 
Keith Richards diz que Metallica é uma piada 
‘Sgt. Pepper’s é um lixo’, diz Keith Richards