As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Hollywood se apronta para o Oscar

Marcio Claesen

27 de fevereiro de 2011 | 19h30

Por Bob Tourtellotte, da Reuters

Hollywood poliu a estátua do menino de ouro, o Oscar, para sua cerimônia de premiação no domingo, com O Discurso do Rei e A Rede Social liderando os palpites para as maiores premiações do cinema mundial.

A apresentação contará com dois jovens anfitriões, os atores James Franco, 32, e Anne Hathaway, 28, marcando a primeira vez que um homem e uma mulher apresentam o Oscar juntos. Hathaway é a apresentadora mais jovem da história do programa de TV de segunda maior audiência nos Estados Unidos, que é transmitido ao vivo em mais de 200 países do mundo.

O Discurso do Rei e o filme sobre o Facebook  A Rede Social são considerados os favoritos para o prêmio de melhor filme pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Os candidatos favoritos nas categorias de atriz e ator, incluindo Nicole Kidman, Natalie Portman, Javier Bardem e Colin Firth, vão desfilar pelo tapete vermelho em frente ao Teatro Kodak, em Hollywood, em elegantes vestidos e smokings antes da cerimônia na noite de domingo.

Os produtores dizem que a cerimônia, na qual mais de 20 prêmios serão entregues em pouco mais de três horas, serve para conectar os fãs de cinema à Hollywood tradicional, ao mesmo tempo que reconhece o futuro, com webcams e Twitter.

Os melhores momentos do show ocorrerão quando os ganhadores do Oscar derem seus discursos emocionados ao receberem o prêmio.  “O público quer ver as pessoas emocionadas”, disse o produtor Don Mischer.

A DISPUTA PELA ESTATUETA
Durante meses antes da entrega do Oscar, várias premiações são realizadas por grupos do setor, como o Círculo de Críticos de Nova York, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, o Sindicato dos Diretores dos EUA e o Sindicato dos Atores dos EUA.

Agora que chegou a hora do Oscar, os fãs ficaram de olho em “Rede Social”, que narra a ascensão do Facebook a partir de um site de universidade até virar um fenômeno global, recebendo muitos prêmios da crítica.

Mas no final da temporada de premiações, O Discurso do Rei, que narra a história da gagueira do rei britânico e seus demônios pessoais, foi o favorito de vários grupos de profissionais do cinema. Agora, os dois filmes se enfrentarão, com O Discurso do Rei apontado como o favorito.

Colin Firth, no papel de protagonista do rei George 6o, em O Discurso do Rei, é visto como provável vencedor como melhor ator, depois de ter levado a melhor entre grupos de críticos e de profissionais do cinema. Christian Bale e Melissa Leo, do drama de boxe O Vencedor, são os mais cotados nas categorias de ator e atriz coadjuvantes.

A disputa de melhor atriz está apertada entre Natalie Portman, a bailarina de Cisne Negro, e a estrela Annette Bening, que interpretou uma mãe lésbica com problemas familiares em Minhas Mães e Meu Pai.

Tudo o que sabemos sobre:

Oscar 2011

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.