As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Dona Ivone Lara completa 90 anos nesta quarta-feira

Julia Baptista

13 Abril 2011 | 14h43

Aos 12 anos, ela compôs o primeiro samba, Tiê, Tiê, e aos 44, ingressou na Ala de  Compositores da Império Serrano, sendo a primeira mulher no País a assumir tal cargo.  Dona Ivone Lara comemora 90 anos nesta quarta-feira, 13.  Nascida no Jongo da Serrinha, morro de Madureira, na zona norte do Rio, onde viveu desde a infância, ajudou a criar lá a escola de samba.

Além de compositora, a dama do samba brasileiro também foi enfermeira e assistente Social. Trabalhou em hospitais psiquiátricos, como no Serviço Nacional de Doenças Mentais, ao lado da doutora Nilse da Silveira.  Gravou o primeiro disco em 1970 pela Copacabana, Sambão 70, produzido por Sargenteli e Adelzon Alves. Em 1977, aposentou-se da profissão e passou a se dedicar exclusivamente ao samba.

O último disco,  Nas Escritas da Vida, foi lançado em 2010, sem gravadora, independente. Ao todo, são 18 obras na carreira. Em 2002, venceu o Prêmio Shell de música popular brasileira, a segunda mulher a receber a honraria, depois de Rita Lee.

Mais conteúdo sobre:

samba; comemoração