PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Novidades, coberturas e bastidores do que rola aqui e mundo afora

Diretor Marco Bellocchio assina o cartaz da 40.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A arte do cartaz da 40.ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é assinada por Marco Bellocchio, que será homenageado pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff e a apresentação de seu mais recente longa, Belos Sonhos (Fai Bei Sogni), além de outros 11 títulos do diretor (veja abaixo). A Mostra desse ano ocorre entre 20 de outubro e 2 de novembro.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

Segundo um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 15, a inspiração do diretor para o pôster é seu filme Bom Dia, Noite (Buongiorno, notte), baseado no livro Il Prigioneiro, de Anna Laura Braghetti, onde a autora narra o sequestro do ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro.

PUBLICIDADE

Bellocchio conta o que o inspirou na criação da arte do pôster: "Quando me pediram para fazer uma arte original para o cartaz da Mostra, eu a compus com uma parte do desenho que eu fiz para o filme Buongiorno, Notte, reelaborando-o - fazendo assim um desenho original. Não sei se é bonito, ou feio, mas me parecia, em relação ao meu trabalho e à minha imagem, bastante significativo. Tentei aproximar formas diversas que tivessem um forte significado referente à minha história e Buongiorno, Notte é como o centro do meu trabalho. É um filme feito no início dos anos 2000, mas ao mesmo tempo concentra também toda uma série de experiências minhas, também de envolvimento político".

Os 11 títulos do diretor que integram a programação da Mostra são:

DE PUNHOS CERRADOS (1965) O DIABO NO CORPO (1986) INTRUSA(1999) A HORA DA RELIGIÃO(2002) BOM DIA, NOITE (2003) IRMÃS JAMAIS (2006) VINCERE (2009) A BELA QUE DORME (2012) SANGUE DO MEU SANGUE (2015) BELOS SONHOS (2016) PAGLIACCI - curta (2016)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.