Diretor Marco Bellocchio assina o cartaz da 40.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Diretor Marco Bellocchio assina o cartaz da 40.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

O Estado de São Paulo

15 de setembro de 2016 | 11h38

A arte do cartaz da 40.ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é assinada por Marco Bellocchio, que será homenageado pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff e a apresentação de seu mais recente longa, Belos Sonhos (Fai Bei Sogni), além de outros 11 títulos do diretor (veja abaixo). A Mostra desse ano ocorre entre 20 de outubro e 2 de novembro.

POSTER40MOSTRA2016_alta

Segundo um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 15, a inspiração do diretor para o pôster é seu filme Bom Dia, Noite (Buongiorno, notte), baseado no livro Il Prigioneiro, de Anna Laura Braghetti, onde a autora narra o sequestro do ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro.

Bellocchio conta o que o inspirou na criação da arte do pôster: “Quando me pediram para fazer uma arte original para o cartaz da Mostra, eu a compus com uma parte do desenho que eu fiz para o filme Buongiorno, Notte, reelaborando-o – fazendo assim um desenho original. Não sei se é bonito, ou feio, mas me parecia, em relação ao meu trabalho e à minha imagem, bastante significativo. Tentei aproximar formas diversas que tivessem um forte significado referente à minha história e Buongiorno, Notte é como o centro do meu trabalho. É um filme feito no início dos anos 2000, mas ao mesmo tempo concentra também toda uma série de experiências minhas, também de envolvimento político”.

Os 11 títulos do diretor que integram a programação da Mostra são:

DE PUNHOS CERRADOS (1965)
O DIABO NO CORPO (1986)
INTRUSA(1999)
A HORA DA RELIGIÃO(2002)
BOM DIA, NOITE (2003)
IRMÃS JAMAIS (2006)
VINCERE (2009)
A BELA QUE DORME (2012)
SANGUE DO MEU SANGUE (2015)
BELOS SONHOS (2016)
PAGLIACCI – curta (2016)

Tendências: