Foto do(a) blog

Novidades, coberturas e bastidores do que rola aqui e mundo afora

Chico Buarque divulga 'Tua Cantiga', primeiro single de seu novo disco, 'Caravanas'; veja o clipe

PUBLICIDADE

Por Adriana Del Ré
Atualização:

No estúdio: Chico com Cristóvão ao piano, Jorge Helder no baixoe Jurim Moreira na bateria. Foto: Rodrigo Assad

Há tempos, Chico Buarque tem se alternado entre a produção literária e a música. Depois do livro O Irmão Alemão, de 2014, chegou a vez de o cantor e compositor lançar seu novo disco de inéditas, Caravanas, o 23.º da carreira, que chega às lojas no fim de agosto, pela Biscoito Fino. Mas o primeiro single do álbum, Tua Cantiga, entrou na madrugada de quinta-feira, 27, para sexta, 28, nas plataformas digitais, e está aí para todo mundo ouvir e ver (o clipe oficial).

PUBLICIDADE

Foi só uma prévia do que se pode esperar do novo trabalho - o mais recente até então era Chico, de 2011. E Tua Cantiga traduz muito o universo 'buarquiano', por isso, talvez há quem torça o nariz e diga que a música não traz nada de surpreendente. E quem disse que Chico quer as grandes transformações? Como letrista, com notória habilidade de tratar das coisas do amor, Chico parece falar, na nova canção, do casal que vive preso às próprias vidas - e possivelmente a outros parceiros -, mas cujo amor é tamanho que basta ela querer que ele larga tudo para ficar com ela. "Quando teu coração suplicar/ Ou quando o teu capricho exigir/ Largo mulher e filhos e de joelhos/ Vou te seguir", diz um trecho.

Chico assina a composição com o pianista Cristóvão Bastos, responsável pela melodia. Cristóvão, parceiro de Chico pela segunda vez numa música, prepara a cama musical para Chico deitar sua letra de amor.

A primeira parceria dos dois tinha ocorrido há exatos 30 anos, em 1987, com a célebre Todo o Sentimento. Em entrevista ao Estado, Cristóvão afirma que Todo o Sentimento e Tua Cantiga chegaram a Chico pelo mesmo caminho: sua irmã, a cantora Miúcha. Nas duas vezes, Cristóvão mostrou a canção para ela, que ficou empolgada com as melodias e logo pensava em levar para o irmão. "Miúcha teve uma intuição maravilhosa. Ela brinca: (a melodia) está precisando de um detetive de palavras. E não tem detetive melhor do que ele (Chico)."

Logo na abertura da nova canção, pode passar quase imperceptível, mas há uma inspiração em Bach. A referência foi inconsciente, conta Cristóvão - e vem de Polonaise em Sol Menor, Bach. "Percebi que os dois primeiros compassos (das duas músicas) são semelhantes na melodia." Nessa introdução, você olha para a capa que acompanha esse primeiro single nas plataformas digitais e percebe ter ali a trilha sonora perfeita para aquela típica paisagem carioca.

Publicidade

As pessoas - e as relações - vêm e vão. Mas a canção fica eternizada, como traz Tua Cantiga ao final: "E quando nosso tempo passar, quando eu não estiver mais aqui/ Lembra-te, minha nega, desta cantiga que fiz pra ti".

Tua Cantiga é um belo começo para o aguardado novo disco de Chico.

Veja o clipe:

Ouça Tua Cantiga:

Letra da música:

Publicidade

Quando te der saudade de mim Quando tua garganta apertar Basta dar um suspiro que eu vou ligeiro te consolar Se teu vigia se alvoroçar Estrada fora te conduzir Basta soprar meu nome com teu perfume pra me atrair Se tuas noites não têm mais fim Se um desalmado te faz chorar Deixa cair um lenço que eu te alcanço em qualquer lugar

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Quando teu coração suplicar Ou quando o teu capricho exigir Largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir Na nossa casa, serás rainha Serás cruel talvez Faz fazer manha, me aperriar E eu sempre mais feliz Silentemente vou te deitar Na cama que arrumei Pisando em plumas toda manhã Eu te despertarei

Quando te der saudade de mim Quando tua garganta apertar Basta dar um suspiro que eu vou ligeiro te consolar Se teu vigia se alvoroçar Estrada fora te conduzir Basta soprar meu nome com teu perfume pra me atrair Entre suspiros pode outro nome dos lábios te escapar Terei ciúme até de mim No espelho a te abraçar Mas teu amante sempre serei mais do que hoje sou Com estas rimas não escrevi nem ninguém nunca amou

Se tuas noites não têm mais fim Se um desalmado te faz chorar Deixa cair um lenço que eu te alcanço em qualquer lugar E quando nosso tempo passar, quando eu não estiver mais aqui Lembra-te, minha nega, desta cantiga que fiz pra ti

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.