Augusto de Campos participa de debate sobre poesia concreta em São Paulo com Marjorie Perloff e Gonzalo Aguilar
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Augusto de Campos participa de debate sobre poesia concreta em São Paulo com Marjorie Perloff e Gonzalo Aguilar

O Estado de São Paulo

25 Julho 2016 | 12h12

O poeta Augusto de Campos participa de um evento nesta quarta-feira, 27, no Sesc Pompeia, em São Paulo, sobre poesia concreta – ele conversa com a ensaísta Marjorie Perloff (austríaca naturalizada norte-americana) e com o pesquisador argentino Gonzalo Aguilar.

 

Daniel Rangel, curador da exposição Rever Augusto de Campos, fará a mediação.

A retrospectiva, montada no Sesc Pompeia desde o dia 5 de maio, cobre, em 75 obras, todos os períodos de criação de Campos, desde colagens feitas nos anos 1960 ao lado de Waldemar Cordeiro, líder dos artistas concretos, até parcerias mais recentes (leia mais).

MF SAO PAULO/SP - 03/05/2016 - REVER / AUGUSTO - CADERNO 2 - O artista Augusto de Campos, na montagem da sua exposicao no Sesc Pompeia. FOTO: MARCIO FERNANDES/ESTADAO

Augusto de Campos. Foto: Marcio Fernandes/Estadão

A ensaísta Marjorie Perloff se formou nos EUA entre os anos 50 e 60 e suas pesquisas em torno da poesia de vanguarda a aproximaram dos artistas concretistas brasileiros. A ensaísta tem alguns livros publicados no Brasil, entre eles O Gênio não Original (UFMG, 2013) e  A Escada de Wittgenstein’ (Edusp, 2005).

O argentino Gonzalo Aguilar, ensaísta e critico especialista em literatura brasileira, também escreveu largamente sobre o assunto. Em seu trabalho, ele analisa a atuação do grupo formado por Décio Pignatari, Augusto e Haroldo de Campos e sua produção poética e crítica, considerada no contexto do modernismo internacional.

Bate-papo – Poesia Além da Página – com Augusto de Campos, Marjorie Perloff, Gonzalo Aguilar e Daniel Rangel

Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, São Paulo. 27/07, quarta-feira, às 20h. Grátis. Retirada de ingresso a partir das 19h.

Mais conteúdo sobre:

Augusto de Camposliteratura