Foto do(a) blog

Indie, pop, rap, dance, jazz, disco, punk, etc.

'Não me envergonho dos Beatles, mas sim de algumas m... que engolimos', escreveu John Lennon a Paul McCartney

Carta enviada por John Lennon ao ex-companheiro de banda Paul McCartney descoberta recentemente vai a leilão nesta quinta, 17, e mostra as rusgas entre os dois amigos

PUBLICIDADE

Por Pedro Antunes
Atualização:

Paul McCartney e John Lennon 

Era início dos anos 1970. E o sonho havia acabado.

PUBLICIDADE

Os Beatles, maior banda do mundo na década passada, havia quebrado. Paul McCartney e John Lennon, o cerne do grupo que ainda tinha George Harrison e Ringo Starr, passaram a se corresponder por correio, organizando palavras em um misto de desabafo, raiva e ressentimentos.

Recentemente descoberta, uma carta enviada por John Lennon (assinada com Yoko Ono) a Paul McCartney e Linda, a esposa de Paul, evidencia os ânimos exaltados entre os antigos companheiros de banda. Com duas páginas de texto datilografadas e algumas frases acrescentadas à mão por John, o documento irá a leilão nesta quinta-feira, 17, com a proposta inicial de US$ 20 mil - e a estimativa é que o valor alcançado seja muito maior.

Ao que é possível entender, John respondia a uma carta recebida recentemente assinada por Paul e Linda. E, ao respondê-la, ele desfere seus golpes contra o casal.

 
 

Abaixo, leia a íntegra da carta, traduzida pelo colega Alexandre Matias, publicada no Blog do Matias:

Publicidade

"Caros Linda e Paul,

Estava lendo a carta de vocês e pensando que tipo de fã de meia idade e destemperado dos Beatles a escreveu. Resisti a olhar na última página para descobrir - ficava pensando quem seria - Queenie? A mãe do Stuart? - A esposa de Clive Epstein? - Alan Williams? - Quem diabos - é Linda!

Você realmente acha que a imprensa está por baixo de mim/vocês? Você acha isso? Quem vocês pensam que nós/vocês são? A parte sobre o ''auto-indulgente não percebe quem está ferindo'' - espero que vocês percebam o quanto de merda que vocês e o resto de meus amigos ''bondosos e não egoístas'' despejaram em mim e em Yoko, desde que estamos juntos. Algumas vezes pode ter sido um pouco sutil ou deveria dizer ''classe média'' - mas não com frequência. Nós dois ''passamos por cima disso'' uma porção de vezes - e perdoamos vocês dois - então é o mínimo que vocês podem fazer por nós - vocês tão nobres. Linda - se você não se importa que eu diga - cala a boca! - deixe que Paul escreva - ou como queira.

Quando perguntado sobre o que eu achava originalmente do MBE, etc. - eu disse a eles o melhor que eu conseguia me lembrar - e eu me lembro mesmo de certo embaraço - você não, Paul? - ou você - como eu suspeito - ainda acredita em tudo isso? Eu posso perdoar Paul por encorajar os Beatles - se ele me perdoar pelo mesmo - por ter sido - ''honesto comigo e ter se preocupado demais''! Que diabos, Linda, você não escreve para o livro Beatle!!!

Eu não me envergonho dos Beatles - (eu comecei isso tudo) - mas sim de algumas merdas que a gente engoliu para fazer deles tão grandes - eu pensava que todos nós sentíssemos assim em diferentes graus - obviamente não.

Publicidade

Você realmente pensa que a maioria da arte de hoje só existe por causa dos Beatles? - Eu não acredito que você seja tão insano - Paul - você acredita nisso? Quando parar de acreditar talvez você acorde! Nós não dizíamos sempre que éramos parte de um movimento - não o todo dele? - Claro, nós mudamos o mundo - mas tente acompanhar - DESÇA DO SEU DISCO DE OURO E VOE!

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Não me venha com esse papo de tia velha de que ''em cinco anos vou olhar para trás como uma pessoa diferente'' - você não percebe que isso está acontecendo AGORA! - Se eu soubesse ENTÃO o que eu sei AGORA - você parece ter perdido o ponto...

Me desculpem se eu usar ''espaço dos Beatles'' para falar sobre o que eu quiser - obviamente se eles continuarem a fazer questões de Beatles - eu vou respondê-las - e vou conseguir tanto espaço de John e Yoko quanto eu puder - se me perguntam sobre Paul eu respondo - eu sei que parte disso acaba indo para o pessoal - mas, acreditem vocês ou não, eu tento responder objetivamente - e as partes que eles usam são obviamente as mais saborosas - eu não tenho mágoas do seu marido - eu sinto por ele. Eu sei que os Beatles são ''pessoas muito gente boa'' - eu sou um deles - eles também são grandes bastardos como todo mundo é - então desça do seu cavalo alto! - a propósito - nós temos conquistado mais interesse inteligente em nossas novas atividades em um ano do que tivemos em toda a era Beatle.

Finalmente, sobre não contar a ninguém que eu deixei os Beatles - PAUL e Klein passaram o dia me convencendo que era melhor não falar nada - pedindo a mim para não dizer nada porque iria ''ferir os Beatles'' - e ''vamos apenas deixar assentar'' [let it petre out] - se lembra? Então coloque isso na sua pequenina mente pervertida, Sra. McCartney - os c**ões me pediram para manter silêncio sobre isso. Claro, o lado do dinheiro é importante - para todos nós - especialmente depois de toda a merda provocada por sua família/parentes insanos - e DEUS TE AJUDE A SAIR DESSA, PAUL - vejo você em dois anos - imagino que você terá saído até lá -

apesar de tudo,

Publicidade

com amor para vocês dois,

de nós dois

P.S. sobre endereçar a carta de vocês só para mim - AINDA...!!!''

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.