Foto do(a) blog

Indie, pop, rap, dance, jazz, disco, punk, etc.

Há dez anos, Ludovic lançava 'Idioma Morto', um clássico do underground paulistano

Shows calorentos em bibocas espalhadas por São Paulo fizeram a fama da banda liderada por Jair Naves durante a primeira década dos anos 2000

PUBLICIDADE

Por Pedro Antunes
Atualização:

Era quase uma certeza.

PUBLICIDADE

Talvez Jair Naves não sobrevivesse a um show do Ludovic daquela primeira década dos anos 2000.

O vocalista e letrista da banda paulistana era só suor e entrega no palco. Sangue e lágrimas também - quem há de dizer o contrário?

Da primeira demo gravada em 2001, o Ludovic cresceu no boca a boca. Um amigo descolado contava para outro que curtia punk rock inglês. Os fãs de hardcore também ficaram sabendo daquele quinteto. Havia também sempre alguns fãs de grunge e seus camisas xadrez presentes naqueles poucos espaços para a música alternativa em São Paulo onde a banda se apresentava.

Todos, ali, suavam com Naves e companhia. Uniam-se pela dor de versos expurgados de dentro do vocalista.

Publicidade

Com Servil, em 2004, o grupo estabeleceu sua própria cena e personalidade. Idioma Morto, o segundo álbum, veio dois anos depois. O disco, que comemora sua década de existência nesta quarta-feira, 7, foi gravado entre fevereiro e maio de 2006.

"O instrumental foi quase todo registrado em dois dias", relembra Jair - que, sim, está vivo (hahaha!) e com uma sólida carreira solo (leia mais aqui). "Levamos mais tempo para a voz. Algumas das canções tiveram duas ou três versões diferentes de letras e para a mixagem. O que foi uma indecisão quase torturante."

Torturante, diz Jair. E a palavra, escolhida ao acaso ou não, reverbera há uma década. E é sobre uma outra tortura, emocional muitas vezes, a qual ele canta (ou cospe) em Idioma Morto. "É o maior fiasco de que se tem notícia", admite Jair em Qorpo-Santo de Saias, uma das canções escolhidas por ele para representar mais aquela época.

"Tanto o fato de sermos então muito jovens quanto a época em que atuamos foram determinantes para tudo que caracterizou a banda", explica Jair. "Na primeira metade da década passada, o cenário independente ainda estava bem longe de se profissionalizar. Acho que nenhum músico envolvido naquilo tinha a menor expectativa de transformar sua banda em uma profissão, seria um delírio vislumbrar uma carreira naquele ambiente."

A juventude, aliada a inexperiência, levou Jair a se entregar com aquilo que tinha. "Eu ainda estava me descobrindo como cantor e compositor. Acreditava que a entrega compensaria minhas limitações nessas duas frentes", ele concorda. "Olhando pra trás hoje, acho que eu estava certo. Vejo que a intensidade e a honestidade das letras e das performances foi o que mais cativou as pessoas, é o que nos faz ser lembrados até hoje."

Publicidade

Com parte da formação de 2006, o Ludovic volta a alguns palcos para comemorar os 10 anos de Idioma Morto. Jair Naves (voz e baixo), Eduardo Praça (guitarra), Zeek Underwood (guitarra) e Rodrigo Montorso (bateria) se apresentam neste mês de setembro em Brasília (dia 23), em Goiânia (no festival Vaca Amarela, dia 24) e Uberlândia (dia 25).

PUBLICIDADE

Ouvir Janeiro Continua Sendo o Pior dos Meses, outra do trio de escolhidas pelo próprio criador, em 2016, machuca já pelo riff de guitarras, tanto quanto naqueles meses de 2006 - o que dizer, então, do janeiro de 2007?

"Quando eu estiver desprevenido, volta e acaba comigo / Lembra como você era boa nisso? / Foi tudo um ledo engano, ela tem novos planos / Irreconhecivelmente otimista", canta Jair na faixa. "E eu, preso no mesmo lugar, milhões de cortes pra estancar, regando flores mortas, beijando fotos / Ninguém pode me culpar".

Idioma Morto é um disco diante do qual é impossível ficar indiferente. Há o estranhamento gerado pela voz única, grave, por vezes falada e em outras gritadas de Jair Naves, e pela estética sonora de guitarras barulhentas e de pontas soltas.

Jair rasteja, implora, lamenta. E isso se sente em cada canção. "Você então me interrompeu: 'Faça um favor a si mesmo, não me force a dizer nada, o que eu sinto é só desprezo'", diz a letra de Nas Suas Palavras. "Pena que me levou tanto tempo pra ver quem você é".

Publicidade

Ainda que a dor daquele 2006 eventualmente exista, Idioma Morto sobreviveu. Jair e o restante dos integrantes idem.

E nós também.

Ouça o aniversariante Idioma Morto:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.