Foto do(a) blog

Indie, pop, rap, dance, jazz, disco, punk, etc.

Don L libera guia com beat do produtor Flume; ouça 'Ipanema B...'

Don L é malícia.Don L é "dono dos bons rap".Don L é a perversão, a angústia, o calor e a praia do Rio de Janeiro. É ode, por vezes às avessas, ao Ri ode Janeiro, num emaranhado de rimas venenosas, ávidas, ácidas.

PUBLICIDADE

Por Pedro Antunes
Atualização:

Em Ipanema B..., nova guia lançada em primeira mão no blog, o rapper é enfeitiçado pela cidade, enebriado pelo salgado do mar e impactado pela cultura do consumo fora dele.

Rapper Don L ( Foto: Larissa Zaidan)

PUBLICIDADE

A guia é produzida pelo próprio Don L, com um beat criado por Flume, produtor australiano com gosto por mergulhar em batidas tortuosos e com trabalhos ao lado de nomes do pop como AlunaGeorge e Lorde.

O sample de Flume funciona como a areia fofa da praia. Quente, calorento, irregular, de tirar o fôlego. Por ele, Don L caminha sem perder o ar, mas com o suor escorrendo pelas têmporas.

+++ Crítica: rapper Don L cria, em disco, roteiro para um filme de desamores, desilusões e doses de gim

Ácido e irônico, o rapper encontra uma nova musa de Ipanema, tal qual Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Mas os tempos são outros.

Publicidade

Não estamos mais no início da década de 1960, não existe mais a "garota", o amor deixou de ser platônico pela nova Helô Pinheiro.

O tempo da inocência já passou. A garota agora é mulher. O amor agora é carnal. Na Ipanema de Don L, contemporânea e cruel, elas usam roupas da Farm. Tempos de grana, cruéis, e do falso glamour.

Rapper Don L ( Foto: Larissa Zaidan)

A Ipanema agora é beach ou bitch, quem interpreta é o ouvinte.

Don L, afinal, não é de entregar tudo nas primeiras audições. Tem texto e subtexto, como se ouviu em Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 3.

A faixa, aliás, é de uma safra anterior ao álbum de estreia do rapper, lançada nesta quarta-feira, 7, para celebrar o show de lançamento de RPAV3 no Rio de Janeiro, neste sábado, 10, no Circo Voador, em uma noite de dois shows, de Don L e do também rapper Baco Exu do Blues (mais informações no fim do texto).

Publicidade

Fação Carinhosa e Sinfonia do Adeus.

Don L colocou na rua Verso Livre Nº 2, que pode ser ouvida abaixo, e, agora, Ipanema B....

Mesmo anterior a RPAv3,  a composição mostra Don L na posição de observador inquieto, um forasteiro, tal qual o personagem retratado no álbum lançado no ano passado.

A narrativa, em Ipanema B..., coloca o ouvinte novamente no lugar do espectador. Geograficamente a 600 Km da São Paulo de Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 3, o Rio de Janeiro é o cenário para a canção, como um prólogo, um episódio isolado com o mesmo personagem do álbum.

A fervura já estava dentro dele, borbulhando, a espera para transbordar. E transbordou. Afinal, o fim da história a gente já sabe. Aos poucos, Don L nos apresenta ao que antecedeu a Eu Não Te Amo, a primeira e desiludida faixa de Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 3. 

Publicidade

Dois protagonistas do tal ano lírico do rap nacional em 2017, Exu do Blues e Don L apresentam no Circo Voador seus discos que estrelaram as listas de melhores álbuns do ano passado neste sábado, 10. Noite imperdível. O evento do Facebook está aqui e é possível comprar os ingressos aqui.

Ouça Ipanema B..., nova guia do Don L e, abaixo, a letra:

https://soundcloud.com/donlmusic/ipanema-b-guia-flume-beat

Ipanema B..., por Don L:

"Ah tinha que ser mei João Gilberto.. Mei Tom Jobim tipo... lararará Não!

Publicidade

Ipanema... Num é pra quem quer / é daquelas nem nota quem é / puro ego / tão foda em ser sexy Se eu te pego É, vai ser o meu cep certo ? / e aí sim né ? / olha pro cara certo Sei q cê teve ex tipo johnny depp Mas agora é o L / dono dos bons raps Prazer em conhecer / feeling de bom sexo, ein ? Killa do stress eu te quero de doggystyle Ah, fica de topless / preciso ver a praia Gostosa de concreto / mar e bons pratos Ilícitos contratos / ela é malvada

Pedra portuguesa / eu te saco bem Cara de princesa / e bandidagem além Rival de Veneza / cê me seduziu de água má do rio que chapa como gin Te deixa como ? Vai ter que valer por três / podendo tipo trampar 1 dia e folgar um mês E faz muito sentido pra mim que trampei uns ano E folguei nem um dia / se a rima me der um break E virar um dinheiro Agora os guerreiro vem / vo chamar os parceiro e contar plaquê de cem Paga pau de ninguém / eu ela e meus chapa Mandando nas área e ninguém vai meter a cara

Ipanema beach Brisa maravilha me ligou E me seduziu Deusa da malícia do rio

Ipanema bitch me diz meu amor Quem é que manda memo ? quem te conquistou? Já faz um bom tempo e o sexo ainda é bom? Humm... me parece que não tão metendo certo, ein? Sei que cê num tem coração Cê ama a grana e vem fazer a sua especulação Se eu fecho com o lobato, se eu fecho com a paula Se eu fiz um bom trato / se as mina tão de farm Ok bitch / um Camaro e uns peixe, diz Se nessa companhia eu fico em alguma blitz Com as verde ou tô mais Hulk que o Luciano Putz eu tô em transe É eu amo quando cê me chupa! eu tô entrando! Na cidade q tem a bunda mais pá O glamour Ciccarelli e as arma mais charme É, a miséria mais cara E eu daria o Guiness pro estado que tem os cana mais mala

Ipanema beach Brisa maravilha me ligou E me seduziu Deusa da malícia do Rio"

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.