Foto do(a) blog

De antena ligada nas HQs, cinema-pipoca, RPG e afins

Tony Manero comemora seus 40 anos na praia de Cannes

PUBLICIDADE

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:
Lançado em 1977, quando valeu a John Travolta uma indicação ao Oscar, Os Embalos de Sábado à Noite tem sessão em Cannes neste sàbado, para celebrar suas quatro décadas de sucesso  Foto: Estadão

RODRIGO FONSECARola por Cannes um boato de que John Travolta vai passar pela cidade neste sábado por um motivo nobre: comemorar os 40 anos de seu maior sucesso: Os Embalos de Sábado à Noite. Lançado em 1977, o filme - centrado na jornada de inclusão social do jovem Tony Manero (John Travolta) pelas pistas de dança de Nova York - vai ter uma projeção comemorativa nas areias da Croisette, na mostra Cinéma de la Plage, num telão improvisado em frente ao mar. Mito da TV americana, onde atualmente é responsável pela direção de episódios de Supernatural Rush Hour, além de uma colaboração direta em Arrow, o diretor inglês John Badham é esperado por aqui também e falou com a gente de véspera sobre detalhes da produção, relembra detalhes da produção, que custou US$ 3 milhões e faturou US$ 237 milhões pelo mundo afora.

PUBLICIDADE

"Aquele drama sobre juventude virou um filme social porque ele foi rodado, formalmente, como se faz documentário, com câmera na mão e interação com transeuntes. Fizemos um documentário vivo, ao vivo, sobre a Era Disco, um mundo que vivia de imaginação e da promessa do prazer. Na prática, ao redor de todo o glamour das pistas, o que havia era um mundo ordinário e um ambiente de profunda solidão, no qual as pessoas dançavam para exibir virtudes individuais e não para trocar com os parceiros. Mas as pessoas se esforçavam para ver o universo que habitava cada boate como se fosse um conto de fadas. Era a ilusão da felicidade por uma noite", explica Badham por email. "Por isso, quando filmado, aquele ambiente tinha algo de mágico. Mas a questão cinematográfica ali era encontrar um equilíbrio para juntar dois mundos muito distintos e harmonizar duas linguagens distintas. De um lado, havia a realidade pobre do Brooklyn, a vida nas ruas, o dia a dia em família. Do outro, havia as pistas de dança".

Nesta segunda, o menu do Cinéma de la Plage oferece uma versão inédita de Bad Boys (1995), aproveitando a presença de Will Smith entre os jurados pela Palma de Ouro. Na competição oficial, o drama russo Loveless, de Andrey Zvyagintsev (realizador de O Retorno), foi o mais aclamado, falando de um ex-casal às voltas com o desaparecimento do filho. Outro que agradou a todos foi um exercício tardio de neorrealismo à moda germânica: Western, um drama social de secura extrema, rodado com não atores, exibido na seção paralela Un Certain Regard. Este virou "o" assunto do festival. Dirigido por Valeska Grisebach, ele fala sobre o choque entre operários alemães e búlgaros na realização de uma construção. A grande decepcão festival até aqui veio da Quinzena dos Realizadores: Un Beau Soleil Intérieur, com uma Juliette Binoche caricata.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.